Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Bloco do Prazer é um dos destaques do Pré-Carnaval de Fortaleza


Grupo liderado por Lidia Maria leva a alegria da música cearense e de outros estilos carnavalescos para o Mercado dos Pinhões e Largo Luis Assunção, além de se apresentar na Culinária da Van


Bloco do Prazer está com uma programação para lá de especial no Pré-Carnaval de Fortaleza. Em janeiro e fevereiro, além de animar os sábados na Culinária da Van, no Benfica, o grupo é uma das atrações do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura de Fortaleza, realizado por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), apresentando-se, aos domingos, no novíssimo Largo Luis Assunção, na Praia de Iracema, e no dia 26/01, no já tradicional Mercado dos Pinhões.

Liderado por Lidia Maria, artista que se dedica a resgatar a música cearense de diferentes gerações, o Bloco do Prazer traz como convidada as cantoras Lia Veras e Mel Mattos, ambas com forte ligação com a música local e também com o carnaval da cidade. Com direção musical do guitarrista Alex Ramon e do trombonista Rômulo Santiago, o repertório faz um divertido passeio pela música genuinamente cearense, além de marchinhas, frevo, samba e axé dos anos de 1990.

A começar pela música que inspirou o nome do Bloco, uma parceria de Fausto Nilo com Morais Moreira, que ainda hoje encanta e anima os foliões, Lidia Maria e companhia fazem questão de dar destaque aos sucessos carnavalescos cearenses que ganharam o Brasil. Músicas como “Zanzibar”, de Armandinho e Fausto Nilo, “Bloco da Solidão”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, “Maresia”, de Ednardo, e “Batuquê de Praia”, de Petrúcio Maia, Fagner e Zico, fazem parte do repertório. Além disso, o Bloco do Prazer faz releituras de músicas de artistas cearenses contemporâneos, como David Duarte, Serrão, Pingo de Fortaleza e Calé Alencar. 

“O show presta uma homenagem às canções cearenses. Não deixa de ser uma forma de mostrar ao público o talento e a beleza da nossa cultura, de ontem, de hoje e de amanhã”, afirma Lidia Maria. Ela destaca ainda que uma das novidades de 2018 é que o Bloco vai incluir músicas de Luiz Assunção, o maranhense que contribuiu, e muito, para a consolidação do nosso Carnaval.   

Onde tudo começou

A semente do Bloco do Prazer surgiu em 2010, quando Lidia Maria participou do bloco feminino Dorothy L’Amour, em homenagem a Fausto Nilo, que contava com a direção de Tarcísio Sardinha. Mesmo após o seu fim, a cantora seguiu decidida a continuar no caminho do Carnaval. Fundou o grupo “Lidia e as Marias”, que chegou a se apresentar no Polo da Mocinha, local que, na época, já recebia o bloco “Num Ispaia Si Naum Ienche”, outra grande influência de Lidia Maria.

“Certa vez, estava na casa da Lia Veras e resolvemos nos fantasiar, cada uma pegou um garrafa de espumante e depois fomos para o Polo da Mocinha. Desde então, a festa se tornou nosso encontro anual e foi justamente desse momento de descontração que o Bloco do Prazer nasceu”, explica Lidia Maria. 

Em 2016, aconteceu o primeiro show do Bloco, no domingo de Carnaval, na Multikasa, que hoje em dia funciona o Café Couture. Em 2017, o grupo participou ativamente dos Pré-Carnavais da Culinária da Van e do Motolibre. No Carnaval desse mesmo ano, cantaram no Carnaben, na Praça da Gentilândia.

O repertório do Bloco do Prazer, como ressalta Lidia Maria, vem da influência da música cearense, por conta do próprio Fausto Nilo e demais cantores e compositores locais, e da convivência com o “mestre” Tarcísio Sardinha, sem falar na inspiração que vem das marchinhas do cantadas pelo “Num Ispaia Si Naum Ienche”. O samba, por sua vez, sempre fez parte da trajetória da cantora, e o axé dos anos de 1990, que marcou sua geração.

“Todos esses estilos acabam influenciando na maneira como conduzimos o Bloco do Prazer. O Carnaval faz parte da minha vida, pessoal e profissional, que se soma às outras referências musicais. Essa ‘mistura’, de alguma forma, está presente no meu trabalho”, ressalta a cantora, que, ao longo do ano, leva para os palcos de Fortaleza o show Por Inteiro, com canções que mostram os diferentes pedaços da sua trajetória, do pop ao samba, passando ainda pelo forró, rock e chorinho. O Carnaval é também um desses pedaços.

Força feminina

As convidadas que vão dividir o palco com Lidia Maria este ano também trazem um pouco de suas histórias para o Bloco. Lia Veras, por exemplo, sempre cantou músicas carnavalescas em seu repertório de banda de baile e em shows artísticos. Ela, inclusive, chegou a participar de um grupo vocal que fez um show chamado “Meu Bloco na Rua”.

O carnaval também tem um significado especial para Mel Mattos. São micaretas, bandas de baile e até os projetos “Mel com Samba” e “Obrigado Axé”, este último com repertório baseado em canções baianas de artistas dos anos de 1990 e nomes como Caetano Veloso, Gal Gosta, Carlinhos Brown, Novos Baianos, entre outros. Em 2016, ela levou o projeto “Mel e os Carnavais” para o Aterrinho da Praia de Iracema, que contou com muito samba, frevo e também músicas autorais da artista.

A ideia de convidar as duas cantoras foi justamente o de valorizar, ainda mais, a força das mulheres no Carnaval de Fortaleza. “Intérpretes femininas e instrumentistas já estão presentes nos blocos, mas queremos aumentar esse número e mostrar que podemos ir além. O Carnaval é democrático, é para reforçar que todas nós podemos fazer parte dessa alegria, em cima do palco ou no lugar que a gente quiser estar. O Bloco do Prazer é para todos – e todas”, finaliza Lidia Maria.

SERVIÇO – Bloco do Prazer no Pré-Carnaval de Fortaleza

MERCADO DOS PINHÕES
26 de janeiro, a partir das 20h
Gratuito 

CULINÁRIA DA VAN
27 de janeiro e 03 de fevereiro, a partir das 16h 
Couvert: R$ 7 reais

LARGO LUÍS ASSUNÇÃO
28 de janeiro e 04 de fevereiro, a partir das 20h
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.