Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO CEARÁ SÃO TEMA DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM SENADOR POMPEU


Nesta sexta-feira (26), no município de Senador Pompeu, será aberta ao público a exposição Caminhos e paragens da dor: as secas, a ferrovia e os campos de concentração no Ceará (1877 – 1932), com curadoria compartilhada da artista Maíra Ortins, dos pesquisadores Aterlane Martins, Adson Rodrigo e Adriano Souza. A mostra fotográfica integra o projeto Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano – Arquitetura, Cultura e História, que promoverá ainda lançamento de livro e exibição de documentário.  As atividades acontecerão no Jardim do Centro da Pastoral de Nossa Senhora deGuadalupe, no dia 26, das 18h às 21h, e no sábado (27), das 9h às 21h.
A curadoria da exposição parte de estudos da história social, que recentemente refletiram academicamente sobre esse tema, tornando pública a questão dos Campos de Concentração no Ceará. Esses eram conhecidos pela população como Currais do Governo, “expressando em analogia aos currais de gado, tão presentes nos sertões cearenses, o sentimento de humilhação e impotência que sentiam diante dessa situação degradante. Esta memória será guardada pelos sobreviventes do campo e repassada por gerações", afirma o pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
A exposição reúne 40 fotografias e resulta de pesquisa em arquivos públicos e privados sobre os Campos de Concentração no estado. Esses foram implantados próximos às estações ferroviárias, para onde os retirantes se dirigiam na esperança de escapar da seca de 1932. Em Senador Pompeu, se configurou o Campo do Patu.
No total, são 40 fotografias. “As reproduções fotográficas apresentadas não são imagens delicadas, das belezas que pudemos construir em tempos de chuva e fartura, de paz social; são imagens da dor, do sofrimento, do descaso do Estado com os sertanejos”, explica a artista Maíra Ortins. “Lembrar é um ato de resistência. Mesmo quando a lembrança é dolorosa e nos faz sofrer ela pode ensinar e encorajar-nos a não permitir que as ações de outros tempos sombrios se repitam”, defende.
Além da exposição, o projeto Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano – Arquitetura, Cultura e História abordará o tema ao promover a exibição do vídeo documentário Almas Santas da Barragem, da Escola de Cinema do Sertão, e o lançamento do livro Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: Projetos de Patrimonialização da Memória no Sertão Central Cearense (1982 – 2008)deAterlane MartinsO projeto é uma realização do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, por meio do Edital das Artes.

Serviço
Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano – Arquitetura, Cultura e História
Data: 26 e 27/01/18
Horários: Na sexta-feira (26), das 18h às 21h; no sábado (27), das 9h às 21h
Local: Jardim do Centro da Pastoral de Nossa Senhora de Guadalupe (por trás da Igreja Matriz) – Centro – Senador Pompeu
Informações: (88) 99932.6025
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.