sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Cariri - Grande cortejo com grupos de tradição encerra Ciclo de Reis, dia 6

O projeto Ciclo de Reis terá seu encerramento neste sábado, dia 6 de janeiro com um grande cortejo de mestres e brincantes. O evento acontece este ano, na Rua São Benedito. Organizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Ong Zaíla Lavor, o cortejo deve contar com a participação de cerca de 43 grupos.
São pelo menos 800 brincantes que deverão comemorar o Dia de Reis, no maior cortejo já realizado nesta data comemorativa no Município, segundo as estimativas da organização. O evento se configura como um dos maiores do País, nesse período do ano, e fechará o ciclo com mais de cem apresentações.
A novidade para este evento será o trajeto. Pela primeira vez a concentração será na Pracinha das Casas Populares, localizada na rua São Benedito, entre as Ruas Vereador José Rodrigues e Vereador Antônio Braz. Com início previsto para às 16h, o cortejo deverá seguir pela Rua São Benedito, até a Rua Nossa Senhora do Carmo, depois pelas ruas Santa Isabel, São Geraldo, São Bento até a avenida Carlos Cruz, por onde seguirá até a Estação de trem “Juazeiro do Norte”, no bairro Franciscanos.
De acordo com a organização do evento, a escolha do trajeto foi feita com o objetivo de manter a ideia de descentralização das ações do Ciclo de Reis, levando para outros bairros as atividades da Secretaria de Cultura, além de possibilitar que um público bem maior possa acompanhar o trajeto, que será feito integralmente por ruas residenciais.
Terreiradas
A programação das terreiradas prosseguem até o dia 05 de janeiro. Ao todo, serão 20 terreiradas, envolvendo 43 grupos da tradição popular, entre reisados, guerreiros, mamulengos, bandas cabaçais, lapinhas, maneiros-paus e cocos, de mestres e integrantes residentes em Juazeiro do Norte. A Coordenadora do Projeto Ciclo de Reis, Maria Gomide, estima que até o final das terreiradas, pelo menos 100 apresentações terão sido realizadas, configurando-se num dos maiores eventos realizado em todo o País nesse período de Ciclo de Reis que vai desde o Natal até o dia 06 de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.