Pular para o conteúdo principal

Sub-17: Fortaleza goleia Atlético Cearense em rodada atrasada do Cearense

  Na tarde desta terça-feira (16), o Fortaleza entrou em campo pela rodada atrasada do Campeonato Cearense Sub-17, diante da equipe do Clube Atlético Cearense, e saiu vitorioso pelo placar de 13 a 0. Kauã Alves, três vezes, Caio Wesley, duas vezes, Juan Fidelis, Kauan Saturnino, Brunno, duas vezes, Pedro Rylner, Gabriel Cardoso, duas vezes, e Pedro Garcia marcaram para o Leão do Pici. Foto: João Moura / Fortaleza EC O JOGO Jogando no Estádio Raimundão, o Fortaleza começou a partida pressionando o adversário. Com um ataque fulminante, os primeiros três gols foram marcados pelo camisa 10 Kauã Alves. Ainda na primeira etapa, Caio Wesley marcou em duas oportunidades, fazendo com que o Leão voltasse para o intervalo vencendo por 5 a 0. Foto: João Moura / Fortaleza EC Na etapa final, o Tricolor de Aço continuou com o ritmo intenso. Em cobrança de pênalti, Juan Fidelis marcou o sexto gol. Kauan Saturnino entrou na partida e de fora da área marcou o sétimo da partida, se isolando na artilharia

Dica para hoje - Tendências e cenário da Educação das Engenharias, Arquiteturas e Urbanismo serão discutidos nesta quarta (24)

Promovido pela Unicesumar, evento terá palestra de Aécio Lira, Ph.D. em Engenharia Civil pela UFMG e professor visitante da Universidade de Illinois 

O mercado de trabalho vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos. Isso também impacta nas grades curriculares dos cursos de ensino superior. Há profissões ameaçadas de extinção, outras que vêm ganhando novas configurações e algumas surgindo. Duas das áreas que vem ganhando novos contornos são a engenharia e a arquitetura e urbanismo. Pensando nisso, o Centro Universitário Unicesumar traz a Fortaleza o prof. Aécio Lira, Ph.D. (Engenheiro Civil /EE.UFMG, Mestre em Estruturas  /Coppe-UFRJ, Doutor em Estruturas/M.S.U/USA, . Pos-Doutor em Estruturas/M.I.T./USA,  Professor visitante da University of Illinois at Urbana-Champaign) para falar sobre tema "Tendências e Cenário da Educação das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo". O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (24), às 19h30, no Auditório da Unicesumar (Av. Washington Soares, 3636 – Parque Manibura, Fortaleza). O evento tem apoio da Apodi e AD2M Engenharia de Comunicação. 

A oferta de cursos de Engenharia presenciais aumentou significativamente nos últimos anos. No setor privado, as vagas passaram de 125.173 ingressantes em 2010 para 259.811 em 2015, um crescimento de mais de 100%. Já nas faculdades públicas, o crescimento no mesmo período foi de 28% - passando de 55.614 para 71.514 vagas. Esse crescimento, entretanto, não vem acompanhado necessariamente pela qualidade. “Mais de 80% dos cursos de engenharia do país são de má qualidade”, ressalta o professor Aécio Lira, embasado por indicadores do Ministério da Educação (MEC). “Além disso, há outros problemas como alta evasão escolar, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, complementa.  

Modelo híbrido  
A Unicesumar lançou, em setembro de 2017, o primeiro modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O Híbrido foi apontado por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. Desenvolvido ao longo de dois anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a distância.  O projeto é coordenado pelo professor Aécio Lira.  

Depois de 30 anos como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ocupou a diretoria da Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino privado, Lira constatou uma “crise nacional” na formação de engenheiros no Brasil. “A cada ano, cerca de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de faculdades de Engenharia no país. De cada 100 alunos que entram na faculdade, apenas 35 concluem o curso. E dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no Brasil, apenas 19% têm nota 4 ou 5 no Enade, contra 51% que têm notas 1 e 2. O ensino de Engenharia no Brasil só cresce em quantidade, mas não em qualidade; um verdadeiro caos”, explica. 

Diante dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros no Brasil e encontrou as condições necessárias na Unicesumar. “A partir daí, conhecemos profundamente os modelos híbridos existentes  nos Estados Unidos, no MIT, Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa State University e Northeastern University, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que estão muito avançados nessa área, e reunimos os melhores profissionais das melhores instituições federais e públicas de ensino de São Paulo. Depois, validamos o modelo híbrido junto às principais entidades do setor”, conta o coordenador do projeto.  

O Híbrido Unicesumar utiliza técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos, que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas. O modelo Híbrido oferece cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. 

O ano letivo será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo. A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via streaming live), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença.  
O Híbrido Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência, em projetos e solução de problemas e em timing. A metodologia reúne, ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso, gamificação e peer instruction (instrução entre pares). A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado. No início de cada disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda a orientar as dez semanas de estudos.  

Sobre a Unicesumar   
A Unicesumar iniciou suas atividades em educação a distância em 2006. Desde novembro já está atuando em Fortaleza, com 45 cursos superiores de Graduação, e 80 cursos de pós-graduação, além de 400 cursos livres de curta duração. Está lançando ainda, cursos superiores na modalidade híbrida, o primeiro do país para Engenharias e Arquitetura, com o melhor do EAD e a prática do presencial, contando com laboratórios dos mais modernos do país, e professores (engenheiros e arquitetos) presentes no polo, tornando um curso de engenharia e arquitetura da mais alta qualidade e com preços mais acessíveis, a partir de 599,00.  
Seu corpo docente é formado por 80% de mestres e/ou doutores, enquanto que a exigência do MEC é de apenas 30%. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados do Brasil, ocupa a 7ª posição. Segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril, a Unicesumar está entre as três melhores instituições em número de cursos indicados entre os melhores do Brasil, se comparada a outras instituições inclusive presenciais com sede em Fortaleza.  
Mais informações para a Imprensa:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.