quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Mídia cearense -   O POVO estreia novo projeto gráfico e formato berliner



A partir desta quinta-feira, 18, o leitor do O POVO recebe um novo jornal. Redesenhado, com novas seções e formatos, dá mais ênfase na reportagem e investigação, na síntese e nas análises. Para isso, o jornal sediado em Fortaleza (CE), ampliou a equipe de reportagem investigativa e reorganizou sua Redação. O POVO também ganha reforço na área da cultura e entretenimento, com um caderno Vida & Arte maior e mais vibrante.

 “Não é somente um redesenho gráfico, estamos discutindo que jornalismo é esse que a gente quer fazer dentro do grupo”, explica Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação. A mudança, que vem sendo construída há mais de um ano, foi norteada por três pilares: o pensamento e estudo de novas formas de fazer jornalístico diante das fake news e na era da pós-verdade, a mudança estrutural na redação — de cargos e funções para chegar a esse objetivo — e um projeto gráfico que traduza esses dois primeiros momentos do redesenho.

Segundo Erick Guimarães, diretor-adjunto da Redação, haverá maior investimento na investigação, nas grandes reportagens e no conhecimento que cada notícia pode gerar. O novo desenho, feito pela primeira vez sem assessoria externa e por pessoas da casa — com o jeito e a atenção de quem faz este jornal todos os dias — nasce de muitos estudos e pesquisas qualitativas e quantitativas do que já era produzido. “Voltamos aos processos básicos de estudos de literatura jornalística, interesse no mundo, idas e vindas de decisões. Foi uma experiência muito interessante e rica”, resume Erick.

Projeto Gráfico e editorial - E como forma de expressar as inovações, o novo projeto gráfico traz em si uma nova experiência de consumir notícia. “A partir de muitas discussões, estudos e ideias, começamos as mudanças gráficas pela unidade mínima, que é a tipografia, até a mudança do formato do jornal aos domingos”, explica Gil Dicelli, diretor-executivo de design editorial.  Com tipografia brasileira, incremento de iconografias, mais brancos nas páginas, novos cabeçalhos e outras mudanças, a ideia é possibilitar uma experiência de leitura ainda mais agradável.

Novo formato aos domingos - Unindo o status e a elegância do formato standard à praticidade de leitura do tabloide, o único jornal a circular aos domingos no Ceará investe agora em um novo formato de publicação: o berliner. Bastante comum em jornais europeus, a ideia é proporcionar, além de nova experiência de leitura, uma experiência tátil deste novo jornal.

Se, de segunda a sábado, o jornal irá trazer a experiência de fronteiras porosas entre os temas, nos quais a notícia ganhará ainda mais protagonismo, no domingo essas fronteiras somem completamente, apresentando todos os conteúdos em um só caderno, como numa revista.

 “A gente adotou o tamanho de 27x41cm (berliner) e isso é uma proposta de ampliar as possibilidades de leitura, inclusive nesse contato físico com o tamanho do papel”, explica Gil Dicelli.
Aos domingos, o leitor também passa a contar com o caderno Pause, que traz conteúdos de moda, gastronomia, beleza, sociedade e estilo de vida.
Na edição desta quinta, 18, os leitores receberam um manual, detalhando as mudanças:  https://digital.opovo.com.br/manualopovo 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.