segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O que vem por aí -Projeto Todxs na Praça ocupa Praça José Bonifácio no Centro de Fortaleza com arte e cultura

Feira de produtos culturais, bazar, música e espetáculo de teatro compõem programação dessa 1ª edição

Imagem inline 1
"Todxs na praça" é um projeto do Grupo Pavilhão da Magnólia para ocupar a Praça José Bonifácio (praça do 5o. Batalhão) - Centro de Fortaleza. Sempre na última quinta-feira do mês, propomos uma feira cultural que reunirá expositores cearenses, bazar e atrações artísticas de teatro e música.

A fim de celebrar a praça como local legítimo de lazer, cultura e pleno convívio entre moradores, trabalhadores daquela região do centro e visitantes da praça, o projeto visa ocupar a praça com ações colaborativas e tem como parceiros o Cena Casarão - Teatro de grupoe a Mercúrio - Gestão, Produção e Ações Colaborativas.

Segundo Otacílio de Azevedo, em seu livro Fortaleza Descalça, nos idos de 1916, a Praça José Bonifácio era conhecida como Praça dos Coelhos. Sua área era coberta de areia e cheia de árvores frondosas, tinha uma cacimba no centro e diziam que tinha esse nome porque muitos coelhos eram encontrados escondidos nas moitas. Outros asseguravam que o nome provinha de uma antiga família numerosa da região. Mas só em 1931 com a construção do Quartel da Policia, transferido da Praça José de Alencar, a praça recebeu novo nome. Na ocasião, inaugurou-se o busto do Capitão Jota da Penha, morto em combate na revolução de 1914.

A Praça José Bonifácio, hoje possui uma rotina com os moradores do entorno e alguns ocupantes em situação de rua. Mesmo com sua estrutura precária (bancos quebrados, pisos irregulares), os moradores a utilizam para práticas de caminhadas e espaço para o lazer das crianças. Nos seus extremos, moradores comercializam alimentos e bebidas

O grupo Pavilhão da magnólia há 01 ano e 02 meses tem sua sede na Rua Floriano Peixoto, no Centro: o Cena Casarão, localizado quase na esquina da praça. Ao longo do ano, o desejo de diálogo com a praça e seus moradores fizeram com que o grupo realizasselá ensaios abertos do espetáculo URUBUS e um dia de programação do III Festival de Teatro de Rua do Ceará. Além de levar outras pessoas da cidade para ocuparem este espaço, o projeto quer valorizar a relação de afetividade com o espaço público. 

Para o dia 25 de janeiro, abriremos o projeto com uma programação especial:
18h - Feira com expositores: Beethoven Cavalcante, Brechada por Amanda Monteiro, Negro Piche, Prettinho básico by Denise Costa, TakeClothings e Verde Novo Bazar + Lançamento site/pavilhaodamagnolia e lojinha com produtos do grupo
Discotecagem em vinil com Lenildo Gomes e especial Letrux com Ravena Monte
19h30 – Bom é o que acaba bem – Grupo Garajal
20h30 - Bene Harps
21h - dronedeus
22h - Enceramento

SERVIÇO:
TODxS NA PRAÇA - feira + teatro + bazar + música = ENCONTRO
25/ Janeiro (quinta) - 18h às 22h
Praça José Bonifácio - Centro – Fortaleza/CE
Programação gratuita
Contato: Jota Junior (85) 99690 7906/ Denise Costa (85) 99677 7737
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1668478976545260/

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.