segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Postos de Saúde seguem novo Calendário Nacional de Imunização

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adota, neste ano, mudanças para o Calendário Nacional de Imunização. As alterações, direcionadas para a ampliação da faixa etária para algumas vacinas, entraram em vigor nos Postos de Saúde de Fortaleza no último dia 3 de janeiro.

Entre as mudanças do calendário está a oferta de uma segunda dose da vacina varicela para as crianças de 4 a 6 anos de idade (até 6 anos, 11 meses e 29 dias), garantindo dessa forma uma maior proteção ao público alvo. A primeira dose é ofertada aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). As crianças que não receberam nenhuma dose nessa faixa etária devem procurar o posto de saúde para a atualização da caderneta de vacina. A meningocócica C (conjugada) agora passa a ser disponibilizada também para adolescentes de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A outra mudança refere-se a pessoas que irão viajar para fora do Estado do Ceará com a inserção de novas áreas de recomendação para a vacina da febre amarela. Foram inseridos territórios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. Em caso de viagem para às áreas endêmicas, a população, na idade de 9 a 59 anos, deve apresentar o comprovante da passagem de destino na unidade de saúde.

Para a coordenadora de imunização de SMS, Vanessa Soldatelli, as mudanças impactam positivamente na proteção de crianças e adolescentes. “As orientações do Ministério da Saúde tem como base conhecimentos técnico-científicos com o propósito de ampliar o acesso e a proteção dos grupos etários contemplados. A segunda dose da varicela vem reforçar o esquema já praticado, enquanto que na meningocócica teremos uma ampliação do público alvo”, informou Vanessa.

Fortaleza conta com 109 postos de saúde e um anexo. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura da geladeira antes da aplicação e/ou armazenamento das vacinas.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.