Prefeitura realiza seminário sobre chikungunya e outras arboviroses do Nordeste

O evento acontece dias 30 e 31 de janeiro, de 8 às 17 horas, na Unipace

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), realiza, nos dias 30 e 31 de janeiro, o I Seminário sobre Febre Chikungunya e outras Arboviroses do Nordeste. O evento acontecerá no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), de 8h às 17h. A realização do Seminário é uma das ações prioritárias do município, para este ano, com foco no enfrentamento às arboviroses.

O Seminário promoverá intercâmbio de conhecimentos nas áreas clinica, de diagnóstico tratamento, vigilância e controle vetorial, pesquisas, inovações tecnológicas, comunicação, educação, além de capacitar o público participante. O evento tem como foco ainda discutir alternativas que direcionem de maneira mais sustentável o controle da enfermidade, a recuperação dos pacientes e a participação da sociedade.

Participarão do momento de capacitação e troca de informações gestores de saúde, técnicos das áreas de Assistência Médica, Vigilância, Controle Vetorial, Educação e Mobilização, além de professores e pesquisadores.

A programação conta com exposições dialogadas que abordarão “Vigilância e Controle Vetorial: Aprendizados, lacunas, cenários e perspectivas para o controle de Arboviroses no Brasil”; “Inovação tecnológica e Pesquisas: Dialogando com saberes interdisciplinares”; “Clínica, Epidemiologia, Diagnóstico e Manejo dos Pacientes: As dimensões de uma linha de cuidado focada na atenção integral”; e “Experiências bem-sucedidas, Educação Comunicação e Mobilização: A interface de cenários exitosos”.

Para discutir tais temáticas, o Seminário contará com a participação de diversos especialistas na área, além de gestores municipais, a exemplo do coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Moais; do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; o coordenador de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Márcio Garcia; da Coordenadora de Promoção e Proteção da Saúde do Estado do Ceará, Daniele Rocha; da representante da Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Norte), Maria de Lima; do representante da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, entre outros palestrantes.

Saiba mais 
Para 2018, a gestão municipal já apresentou e está executando um plano de ações prioritárias de enfrentamento às arboviroses, que envolvem a intensificação das atividades intersetoriais, mutirões em áreas com alta incidência de casos, realização de ciclos anuais de visitas domiciliares e do Liraa; inspeção quinzenal de pontos estratégicos, fortalecer e implantar as brigas em equipamentos públicos, ampliar o número de postos de saúde referência para atendimento às arboviroses, entre outras.

Serviço
I Seminário sobre Febre Chikungunya e outras Arboviroses do Nordeste.
Data: 30 e 31 (Terça-feira e quarta-feira)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, da Universidade do Parlamento (6º andar) - Rua Barbosa de Freitas, 2709 - Aldeota

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.