quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Sindiônibus confirma mudança gradual dos ônibus para que passageiros entrem pela porta da frente


Os ônibus do transporte público de Fortaleza passarão a ter a catraca na parte da frente dos veículos, próxima ao motorista. Com a mudança, os passageiros terão de embarcar pela porta da frente do transporte público. A alteração começou em julho do ano passado para poucas linhas e ônibus. Mas tudo indica que será para todos. É o que avisam os motoristas de ônibus e os passageiros que percebem a mudança em linhas de itinerários mais extensos e ainda se adaptam de forma confusa.

O Sindiônibus confirma a mudança para a maioria dos ônibus. Alguns ficam de fora. Segundo a entidade, por motivos operacionais e de estrutura dos veículos, as catracas estão sendo transferidas gradualmente para a dianteira dos veículos. Isso está acontecendo pois após passar pela catraca, os passageiros tendem a se concentrar próximos à porta de desembarque. 

Com a catraca na parte traseira do veículo, essa concentração ocorre sobre o eixo dianteiro. Porém, o eixo que suporta mais peso é o traseiro, que tem dois pneus de cada lado.

Esse embarque será implementado de forma gradual, na medida em que as adaptações forem ocorrendo nos veículos. Mas, ainda será mantido a catraca na traseira nos veículos pesados e articulados com portas à esquerda, pois ainda não foi encontrada uma solução adequada para esses veículos, tendo em vista as operações de embarque e desembarque nas estações elevadas de BRT. Os demais veículos serão adaptados gradualmente.

É importante ressaltar que Fortaleza é a única capital que ainda utiliza ônibus com catraca na traseira.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.