Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

XII MOSTRA ESTADUAL CEARÁ NATAL DE LUZ SERÁ REALIZADA NA PRAÇA DO FERREIRA E NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR



No próximo dia 06 de janeiro (sábado) ocorrerá a XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, Fórum de Cultura Tradicional Popular e Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe). Para ampliar ainda mais a disseminação das tradições culturais natalinas, pela primeira vez, a Mostra será realizada em dois polos culturais no Centro de Fortaleza, a Praça do Ferreira e o Theatro José de Alencar.

O evento marca o fim das atividades do Ciclo Natalino do Estado, que se iniciou com a escolha, via Edital da Secult, dos grupos de Mostras Regionais, Grupos de Tradições e Grupos de Projeção ou Parafolclóricos que têm nas manifestações do Ciclo Natalino seu foco. Durante o mês de dezembro foram realizadas as Mostras Regionais em diversas regiões do Estado, como Fortaleza, Sobral, Campo Sales, Russas, Meruoca, Maranguape, Quixadá e Ocara.

O evento contará com cortejo com os grupos contemplados no XIV Edital Ceará Natal de Luz – 2017, com saída do Passeio Público em direção à Praça do Ferreira às 09h, onde a programação terá início a partir das 08h, com exposição e apresentações de grupos, e se estenderá até as 15hJá no Theatro José de Alencar, o foco serão as apresentações dos grupos convidados. No total, serão 14 apresentações de grupos que foram selecionados a partir de Mostras Regionais ocorridas nas cidades de Campos Sales, Fortaleza, Maranguape, Meruoca, Quixadá, Ocara, Russas e Sobral e também grupos convidados de Fortaleza.

A exposição contará um pouco sobre os Mestres da Cultura já homenageados em edições anteriores do evento e as Manifestações do Ciclo Natalino. Por meio de fotos, depoimentos, vestuário e acessórios, o público será convidado aos encantos do Ciclo Natalino e poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura popular tradicional cearense.

Como em anos anteriores, ocorrerá homenagem a um Mestre da Cultura. Nesta edição, o homenageado será o Mestre Aldenir. Nascido no Crato, ele tem em sua trajetória de 85 anos de vida, 62 anos dedicados ao Reisado e ao repasse dos saberes e fazeres desta manifestação, na qual os grupos que saem para louvar e cantar o menino Jesus nascido e os Santos Reis Magos por meio de peças – as músicas – com as quais o Mestre Aldenir vem renovando e atualizando o Reisado. Brincante desde os 22 anos de idade, é no pátio da casa onde mora que Mestre Aldenir ensina, ensaia e repassa os saberes do Reisado há mais de seis décadas.

Na sua décima segunda edição a Mostra Ceará Natal de Luz busca mais uma vez divulgar e valorizar as tradições regionais cearenses do ciclo natalino, pois conhecendo a cultura popular tradicional é que o público poderá reconhecer e estimar as riquezas do patrimônio imaterial do Ceará. De acordo com a Coordenadora de Fomento e Incentivo Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Márcia Araújo, “o Edital Ceará Natal de Luz teve recursos na ordem de R$ 857 mil, dos quais 53% foram destinados à promoção da produção dessas ações no interior do Estado e na capital e o restante está sendo aplicado na realização das Mostras Regionais”.

“Este ano selecionamos 41 projetos, dos quais 40 foram distribuídos por Grupos Tradicionais e Parafolclóricos em todo o Estado, mais o encerramento, com a Mostra Ceará Natal de Luz, que será realizada com a apresentação dos melhores grupos selecionados pela curadoria da Secretaria da Cultura. A ideia é exatamente a de garantir a formação, a tradição e a promoção dessas ações no estado do Ceará e o Edital Natal de Luz tem essa grata missão de trazer à memória da população o Ciclo Natalino com os reisados, pastoris, coral, dramistas, com tudo que ele oferece de melhor no nosso Ciclo do Ceará”, finaliza Márcia.

Sheila Fernandes, produtora da XII Mostra Ceará Natal de Luz, complementa que “essa edição cresceu conceitualmente com o afinco da pesquisa e curadoria. Aos poucos, conseguimos chegar mais próximo do público, ouvindo, entrevistando os grupos e produzindo um material que gere memória e estatística das manifestações do ciclo natalino.”
XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, do Fórum de Cultura Tradicional Popular e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe), produção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares e coprodução da EnCena Produções.

SERVIÇO:
Mostra Ceará Natal de Luz – Secult/Ceará
Dia: 06/01/18
Horário: Das 08h às 18h
Local: Praça do Ferreira e Theatro José de Alencar – Centro. Entrada franca.
Mais detalhes em www.secult.ce.gov.br.

Programação XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz

Palco Praça do Ferreira – Terreiro dos Contos e Cantos
Endereço: Rua Floriano Peixoto - Centro, Fortaleza - CE, 60025-060
08h – Brincantes do Cordão do Caroá (Fortaleza)
08h40 – Reisado Dedé de Luna (Crato)
09h20 – Boi Estrela (Quixeramobim)
10h – Dramistas de Tianguá (Tianguá)
10h40 – Pastoril Mariinha da Ló (Paracuru)
11h20 – Reisado do Mestre Aldenir (Juazeiro do Norte)
12h – Boi Coração (Ocara)
12h40 – Pastoril Nossa Senhora de Fátima (Maracanaú)
14h20 – Coral e Banda São Vicente (Meruoca)
15h – Boi Ceará (Fortaleza)

Palco Theatro José de Alencar – Terreiro dos Encantos
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza - CE, 60030-160
08h – Pastoril Lembranças da Tia Guiomar (Fortaleza)
08h40 – Boi Brioso (Russas)
09h20 – Reisado Cultura Nordestina (Cariré)
10h – Reisado Boi Coração (Quixadá)
10h40 – GRAPEL Pastoril Estrela Luminosa (Fortaleza) 

Cortejo com os grupos contemplados no XIV Edital Ceará Natal de Luz 2017
Saída do Passeio Público às 09h em direção à Praça do Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.