Cariri - Sedeci realiza encontro com empresários para fortalecimento da indústria


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (Sedeci), promoveu, na última segunda-feira, 29, reunião entre industriais, empresários e sindicatos locais com o Assessor de Comércio Exterior da Amazonas Doce Mar, Marco Vital e o Empresário Especialista em Comércio Exterior, Georges Tassoulas. O encontro aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Juazeiro do Norte e teve como objetivo debater estratégias para aumentar a exportação e importação da indústria local.
Na ocasião, foi discutida a viabilidade das indústrias e empresas locais de executarem um processo de aquisição de matérias-primas e produtos semiacabados a preços mais acessíveis ao mercado, através de um planejamento estratégico que possibilite o desenvolvimento sustentável dentro da própria região. Além disso, a importação de materiais da China ou Panamá, o que possibilitará que a produção local, tenha condições de exportar para o mercado exterior.
O Secretário da Sedeci, Michel Araújo, ressalta a atenção que a Gestão Municipal do Prefeito Arnon Bezerra, tem dado ao segmento industrial. “Nosso intuito é promover ações que fomentem a importação e exportação da nossa indústria. Esta reunião promovida pela Sedeci em parceria com o Senai e Sebrae, possibilitou que os empresários e representantes sindicais, fossem apresentados a propostas de fortalecimento da indústria. Com importação de insumos por um preço mais em conta, a produção industrial do Município pode oferecer um produto de qualidade, com preço atrativo e condições de disputar no mercado exterior”, explica o Secretário.
Importação 
Com experiência de 29 anos no setor de indústria e comercio, Marco Vital, apresentou aos empresários, proposta de importação que beneficiem a Industria local. “Frequentei algumas feiras de calçado e observei que o produto Cariririense, a pesar de ser um excelente produto, não tinha preço competitivo, o que observei ser ocasionado pelo alto custo da matéria prima. Venho hoje aqui mostrar que é completamente viável, reduzir esse custo, através de um planejamento tributário e logístico para adquiri-lo de fora do país.
O empresário Georges Tassoulas, fundador da empresa Chinesa LPC Company, com vasta experiência no comércio exterior, apresentou possibilidades de importação de matérias-primas como, pó polímero e pvc, e a consultoria que presta, através de pesquisa no mercado internacional, para os industriais. Dentre os fornecedores de insumos que
Georges costuma negociar, estão empresas da Arábia Saudita, Irã e Vietna.
Parceria 
Após apresentação os empresários visitaram empresas do segmento de calçados, semi jóias e metal mecânica de Juazeiro do Norte, estreitando o diálogo através de visita técnica a essas indústrias. De acordo com o Diretor de Indústria da Sedeci, Piedley Macedo, a aproximação destas duas entidades com empresários locais e os sindicatos (SindIndústria e Simec) representa um fortalecimento para produção local. “Essa parceria possibilita que a nossa indústria se torne mais competitiva, trazendo matéria-prima ou produtos semiacabados para os industriais da região, por um valor mais barato e facilita a sua venda no mercado exterior, além do crescimento da margem de lucro”, afirma.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.