Dica de leitura - CRISE POLÍTICA É DISCUTIDA POR MULHERES NO LIVRO “TEM SAÍDA?”

Reunindo formulações de dezenas de mulheres a fim de apresentar um panorama nacional sobre a situação política brasileira, o livro “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil" da Editora Zouk. será lançado em Fortaleza/CE em 02/março, 19h, na Avenida do Imperador, 1397 - Sede do PSOL Ceará. A programação conta com a presença de Helena Vieira (uma das autoras) e de Joanna Burigo(organizadora) em bate-papo.
Imagem inline 1


Costurando avaliações de intelectuais, políticas e ativistas de norte a sul do país, a obra ganha forma a partir do entendimento de que as crises pelas quais estamos passando são antigas, enraizadas na sociedade brasileira, e remetem à mesma saída: o aprofundamento do projeto democrático desde a base. Existe um consenso entre as autoras: a primeira coisa a pontuar é que não existe uma, mas múltiplas saídas.
O livro descortina passado, presente e futuro entre projetos e perspectivas sobre o Brasil. No rol de mulheres que compõem a iniciativa, referencia-se Helena Vieira. Única mulher trans a contribuir nesta coletânea, ela é radicada no Ceará e incide politicamente nas pautas relacionadas a direitos humanos. “É preciso resgatar a imaginação como potência política”, anima a autora. Para Helena, esta é uma das saídas possíveis apontadas para as crises que permeiam a esquerda e a política – assunto discorrido no livro.
Ancorado em vistas à conjuntura nacional, Helena ressalta: “Não é um livro sobre feminismo. É sobre política”. Esta capitulação é uma compreensão comum para as autoras, pois, “tradicionalmente os homens constituíram-se como sujeitos universais, capazes de enunciar e pensar sobre o mundo. Enquanto isso, o domínio sobre o público era vetado ás mulheres e aos grupos que ocupam lugares minoritários na sociedade, estando acessíveis apenas os discursos sobre si, sobre o privado, sobre o específico”, explica Helena Vieira ao referenciar a importância de um livro sobre política escrito apenas por mulheres.
O Lançamento do livro em Fortaleza é marco de uma agenda nacional. São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) já sediaram eventos similares.

Helena Vieira é escritora, ativista de direitos humanos e transfeminista. Já colaborou com a Revista Cult, Folha de São Paulo, Revista Galileu, Fórum e The Huffington Post. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. É curadora do site SSEX BBOX e presta atividades de consultoria em temáticas de Gênero e Sexualidade. Recentemente colaborou com Glória Perez, na elaboração do personagem Ivan, na novela "A Força do Querer". Atualmente é Assessora Parlamentar do Mandato “É Tempo de Resistência’’ do Deputado Renato Roseno (PSOL/CE).
Joanna Burigo é fundadora da Casa da Mãe Joanna, projeto feminista de educação e comunicação sobre gênero. Atuou no mercado de publicidade e marketing no Brasil e no Reino Unido, onde também trabalhou como professora. Co-fundadora do Guerreiras Project e Gender Hub, e coordenadora da EmancipaMulher, vem se dedicando a empreendimentos feministas desde que completou seu mestrado em Gênero Mídia e Cultura pela London School of Economics. Joanna também é organizadora de dois livros, o Tem saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil, e o Novas Contistas da Literatura Brasileira, lançados pela Editora Zouk, e escreve regularmente para Carta Capital.

SERVIÇO
Ficha técnica: Tem saída? Ensaios críticos sobre o Brasil
Lançamento: Fortaleza: 02/03, 19:00, Sede do PSOL Ceará (Avenida do Imperador, 1397)
Gênero: Política
Editora: Editora Zouk
Organização: Winnie Bueno, Joanna Burigo, Rosana Pinheiro-Machado, Esther Solano
Autoras: Adriana Facina, Avelin Buniacá, Catarina Brandão, Daniela Mussi, Flávia Biroli, Fhoutine Marie, Helcimara Telles, Helena Vieira, Juliana Borges, Jussilene Santana, Laura Astrolábio, Laura Sito, Linna Ramos, Luciana Genro, Luka Franca, Manuela D’Ávila, Marcia Tiburi, Marielle Franco, Sâmia Bomfim, Suzane Jardim, Suelen Aires Gonçalves, Tatiana Roque, Tatiana Vargas Maia2
ISBN: 9788580490589

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.