Economia - Ceará tem recorde em fusões e aquisições, aponta KPMG


Dos estados do Nordeste listados na pesquisa da KPMG de fusões e aquisições, o Ceará foi a que mais teve o maior aumento no número de operações. Em 2017, foram 14 operações de fusões e aquisições e em 2016, 2, um aumento de mais de 600%. Já em todo Nordeste, foram 60 transações contra 39 do ano anterior, um aumento de 53%, segundo levantamento realizado com empresas de 53 setores da economia brasileira.  

Dos tipos de transações realizadas no Ceará, o destaque foi o doméstico, ou seja, aquelas realizadas entre empresas brasileiras, que continuaram predominando. Em 2017, foram 6 contra 2 em 2016. Houve também transações dos tipos CB1, CB3, CB4 e CB5.

A recuperação do Ceará em fusões e aquisições em 2017 ficou por conta das operações envolvendo as companhias petrolíferas (5) e as de energia (2). Também foram concretizados negócios nos setores de educação (1); publicidade e editoras (1); alimentos, bebida e fumo (1), tecnologia da informação (1); seguros (1); cimento (1) e outros (1). Em 2016, as áreas foram produtos químicos e farmacêuticos (1) e metalurgia e siderurgia (1).

“Esse crescimento tanto no Nordeste como no Ceará mostra o potencial de crescimento econômico, bem como, o de consolidação de empresas na região. No ano passado, o que chama a atenção foi a entrada de fundos de private equity no estado”, analisa o sócio da KPMG, Paulo Guilherme Coimbra.


Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.
No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.
Site: kpmg.com/BR

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.