Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Pacoti recebe primeira ação do projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité"

O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, realiza sua primeira ação com o "Organização de Acervos Documentais e Recuperação da Informação". O curso acontece nos dias 1, 2 e 3 de março (de quinta-feira a sábado), das 08h às 16h,  no Campus da UECE de Pacoti que acolhe a sede física do Ecomuseu de Pacoti, localizado na respectiva cidade serrana, distante 100 km de Fortaleza. A inscrição é gratuita.  As aulas serão ministradas pela arquivista Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves, arquivista e fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará –Arquive-CE.
Nesta etapa formativa contará, ainda, com a realização do "Arquivologia em Ação", promovido pela ARQUIVE - CE, evento de discussão sobre a temática "Arquivos da Memória e Difusão Cultural", com a presença do Prof. Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC.
Idealizado e orientado pelos educadores Levi Jucá, historiador, e Maraline Rocha, pedagoga, a  proposta  inovadora propõe  aos  jovens,  não  apenas  a  posição  de investigadores,  mas  de  agentes  de  transformação  social  por  meio de  ações  de preservação  cultural  e  ambiental.  São  muitos  os  desdobramentos  do  projeto inicial, incluindo, além da montagem de exposições e diário de campo virtual nas redes  sociais,  alguns  mapeamentos  de  trilhas  ecológicas  nas matas  serranas e trilhas da memória nas ruas da cidade.
Desde 2017, uma nova ação tomou corpo: a organização do material bibliográfico e  documental  que  vem  sendo acumulado  a  partir  de  doações  e  aquisições  do coletivo.  Trata-se  do  Projeto  “Arquivos  da  Memória:  Maciço  de Baturité”,  que consiste  na  triagem  e  catalogação  de  arquivos  de  valor  histórico  e  cultural referentes à Região do Maciço de Baturité, que compõem o acervo do Ecomuseu de  Pacoti.  O  projeto  conta  com  o  apoio  da  ESMALTEC, através  do  IX  Edital Mecenas  do  Ceará,  do  Governo  do  Estado  do  Ceará  /  Secretaria  da Cultura do Estado do Ceará- SECULT. 
Tal   material   será   preservado   e   franqueado   ao   público,   resguardando,   em definitivo, fatos sobre a história, costumes, arte e cultura da Região do Maciço de Baturité, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa. Além da possibilidade de acesso ao referido material de forma digital, através da criação de um website, o  conteúdo do acervo do Ecomuseu será também disponibilizado de forma física, permitindo,    assim,    o    acesso    fácil    e    direto    a   estudantes,    professores, pesquisadores e ao público em geral, possibilitando a população a conhecer sua própria história.
Dentre as principais etapas da ação, destacam-se a formação técnica na área de arquivos,  conservação  e  digitalização de  documentos  em  geral  (manuscritos, impressos, fotografias, etc.). Assim, a intenção é permanecer em busca da meta de fomentar a pesquisa e a educação patrimonial, efetivando a cidade e o meio natural  também  como  lugares  de aprendizagem  na  construção  da  identidade pessoal e social, a partir do papel do indivíduo como sujeito da História produtor e multiplicador  de  conhecimento,  valorizando  os  bens  patrimoniais  culturais  e naturais  como  fonte  de conhecimento  para  o  desenvolvimento  de  ações  de preservação.
O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará. Apoio: TV Diário e Impacto. Parceria: Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel - Pacoti – CE, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Realização: Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e  Flexos Artes. AgradecimentoEsmaltec. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará– SECULT.

Serviço
Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”
Ação 01: Curso "Organização de Acervos Documentais e Recuperação da
Informação"
Local: Campus da UECE de Pacoti
Endereço: Rua Divino Salvador, 225 - Centro - Pacoti - CE
Datas: dias 1, 2 e 3 de março de 2018 (de quinta-feira a sábado)
Horário: das 8h às 16h
Carga Horária: 20 horas, inscrição gratuita
Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.