Pacoti recebe primeira ação do projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité"

O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, realiza sua primeira ação com o "Organização de Acervos Documentais e Recuperação da Informação". O curso acontece nos dias 1, 2 e 3 de março (de quinta-feira a sábado), das 08h às 16h,  no Campus da UECE de Pacoti que acolhe a sede física do Ecomuseu de Pacoti, localizado na respectiva cidade serrana, distante 100 km de Fortaleza. A inscrição é gratuita.  As aulas serão ministradas pela arquivista Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves, arquivista e fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará –Arquive-CE.
Nesta etapa formativa contará, ainda, com a realização do "Arquivologia em Ação", promovido pela ARQUIVE - CE, evento de discussão sobre a temática "Arquivos da Memória e Difusão Cultural", com a presença do Prof. Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC.
Idealizado e orientado pelos educadores Levi Jucá, historiador, e Maraline Rocha, pedagoga, a  proposta  inovadora propõe  aos  jovens,  não  apenas  a  posição  de investigadores,  mas  de  agentes  de  transformação  social  por  meio de  ações  de preservação  cultural  e  ambiental.  São  muitos  os  desdobramentos  do  projeto inicial, incluindo, além da montagem de exposições e diário de campo virtual nas redes  sociais,  alguns  mapeamentos  de  trilhas  ecológicas  nas matas  serranas e trilhas da memória nas ruas da cidade.
Desde 2017, uma nova ação tomou corpo: a organização do material bibliográfico e  documental  que  vem  sendo acumulado  a  partir  de  doações  e  aquisições  do coletivo.  Trata-se  do  Projeto  “Arquivos  da  Memória:  Maciço  de Baturité”,  que consiste  na  triagem  e  catalogação  de  arquivos  de  valor  histórico  e  cultural referentes à Região do Maciço de Baturité, que compõem o acervo do Ecomuseu de  Pacoti.  O  projeto  conta  com  o  apoio  da  ESMALTEC, através  do  IX  Edital Mecenas  do  Ceará,  do  Governo  do  Estado  do  Ceará  /  Secretaria  da Cultura do Estado do Ceará- SECULT. 
Tal   material   será   preservado   e   franqueado   ao   público,   resguardando,   em definitivo, fatos sobre a história, costumes, arte e cultura da Região do Maciço de Baturité, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa. Além da possibilidade de acesso ao referido material de forma digital, através da criação de um website, o  conteúdo do acervo do Ecomuseu será também disponibilizado de forma física, permitindo,    assim,    o    acesso    fácil    e    direto    a   estudantes,    professores, pesquisadores e ao público em geral, possibilitando a população a conhecer sua própria história.
Dentre as principais etapas da ação, destacam-se a formação técnica na área de arquivos,  conservação  e  digitalização de  documentos  em  geral  (manuscritos, impressos, fotografias, etc.). Assim, a intenção é permanecer em busca da meta de fomentar a pesquisa e a educação patrimonial, efetivando a cidade e o meio natural  também  como  lugares  de aprendizagem  na  construção  da  identidade pessoal e social, a partir do papel do indivíduo como sujeito da História produtor e multiplicador  de  conhecimento,  valorizando  os  bens  patrimoniais  culturais  e naturais  como  fonte  de conhecimento  para  o  desenvolvimento  de  ações  de preservação.
O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará. Apoio: TV Diário e Impacto. Parceria: Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel - Pacoti – CE, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Realização: Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e  Flexos Artes. AgradecimentoEsmaltec. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará– SECULT.

Serviço
Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”
Ação 01: Curso "Organização de Acervos Documentais e Recuperação da
Informação"
Local: Campus da UECE de Pacoti
Endereço: Rua Divino Salvador, 225 - Centro - Pacoti - CE
Datas: dias 1, 2 e 3 de março de 2018 (de quinta-feira a sábado)
Horário: das 8h às 16h
Carga Horária: 20 horas, inscrição gratuita
Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.