quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Fortaleza reabre Horto Florestal para visitação após requalificação


Com a reabertura, o público visitante vai poder aproveitar as trilhas e o espaço verde que vem recebendo melhorias desde o ano passado.

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da 1ª Dama Carol Bezerra, inaugura na próxima sexta-feira (09/02), ás 08h30, obras de requalificação do Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, localizado no Parque Ecológico do Passaré, que poderá ser visitado pelos fortalezenses. Com a reabertura, o público visitante vai poder aproveitar as trilhas e o espaço verde que vem recebendo melhorias desde o ano passado.

O Horto Municipal recebeu um parque infantil completo, uma área de convivência, ideal para piqueniques, uma sala de aula para práticas ambientais, uma área destinada exclusivamente para abrigar mudas para doação à comunidade, e novos jardins por todos os lados.

Além da requalificação, o local passou por ajustes de gestão que resultaram num aumento recorde de produção, que praticamente dobrou de 2016 para 2017, passando de 67 mil para mais de 132 mil mudas, sem qualquer aumento de despesas. Exemplo desse ajuste foi o completo redimensionamento dos canteiros de mudas.

Conforme o superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Regis Tavares, responsável pela administração do Horto, “nossa meta não é só disponibilizar um espaço bonito para visitação e contemplação, mas também trabalhar com a recuperação ambiental. Com as mudas que cultivamos no Horto contribuímos para recuperar ambientalmente as áreas verdes de nossa cidade”, pontuou. 
Pré-Carnaval Infantil
Para celebrar a ocasião, a UrbFor, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoverá um pré-carnaval com a presença da Banda Pacote de Biscoito, conhecida pelas festas que anima no Passeio Público, para interagir com a criançada, utilizando diversas metodologias de educação musical, como por exemplo, o trava língua, movimentos corporais e frases de alertas para ter cuidados domésticos, passando de forma lúdica o máximo de aprendizado possível, além de distribuição de pipoca e algodão doce para alegrar a criançada. “Com a requalificação, temos certeza de que o Horto se tornará um ponto turístico do nosso município. Convidamos as famílias a visitar o espaço”, ressalta Regis Tavares.

Localizado no Parque Ecológico do Passaré, e administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), fundado em 1965 em uma área de aproximadamente 8.6 hectares o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital. No extenso viveiro do Horto, dezenas de espécies se misturam, formando um cenário verde dos mais variados tons. O Horto Municipal passará a receber visitantes de terça a sexta, desde que dias úteis, das 09 às 16h. O Horto não estará aberto à visitação nas segundas-feiras e feriados.
Serviço
Reabertura do Horto Florestal Municipal
Data: 09/02 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Horto Florestal Municipal (Av. dos Paroaras, 100 – Passaré – ao lado do Zoológico Municipal Sargento Pra

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.