Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará cobra que Prefeitura de Fortaleza retome Plano Municipal de Caminhabilidade para garantir acessibilidade

  O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que a Prefeitura de Fortaleza retome, no prazo de 30 dias, o Plano Municipal de Caminhabilidade com ampla representação de integrantes do Município, da sociedade civil, das universidades e do MP. A recomendação da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência de Fortaleza foi expedida na última quinta-feira (11/04) e enviada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), às Secretarias Regionais e ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O plano visa incentivar os deslocamentos de pedestres, de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida nas calçadas, por meio da qualificação dos passeios e do cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da legislação urbanística municipal. Outro pedido do Ministério Público é para que o Município de Fortaleza informe todas as providências adotadas para garantir a caminhabilidade, inclusive com camp

Prefeitura de Fortaleza retoma atividades do Bicicleta Integrada no Novo Terminal de Messejana



A Prefeitura de Fortaleza retoma as atividades da estação do Bicicleta Integrada no Novo Terminal de Messejana nesta quarta-feira (07/02), com início da operação a partir de 5h. O serviço nesta estação estava inoperante temporariamente por conta das obras de reforma e ampliação no terminal de ônibus, além das intervenções viárias naquele entorno.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Gestão Cicloviária de Fortaleza, as atividades da estação do Bicicleta Integrada no Novo Terminal de Messejana retornam ao normal, oferecendo aos ciclistas o sistema de compartilhamento de bicicletas e incentivando cada vez mais a integração com o transporte público.

Com as atividades retomadas novamente, os usuários interessados em utilizar as bikes disponíveis na estação do Bicicleta Integrada do Terminal de Messejana terão à disposição também uma série de benefícios. Um deles, por exemplo, é a possibilidade de retirar as bicicletas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriados, podendo devolvê-las somente às 9h do dia útil subsequente, assim como ocorre em todas as cinco estações disponíveis em Fortaleza. Além disso, ao longo dos outros dias da semana, o tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente.

Recentemente, foram substituídas 100 bikes do Bicicleta Integrada em todas as estações de Fortaleza, tendo sido 60 em novembro e 40 em dezembro passados. As novas bicicletas foram incluídas no sistema para substituição visto a grande demanda de utilização das bikes.

Ainda neste semestre, mais três estações do Bicicleta Integrada serão implantadas, a serem distribuídas no Centro, Terminal Antônio Bezerra e Terminal Lagoa, tendo o patrocínio do Shopping RioMar. Com a expansão do sistema, também ampliam-se as possibilidades para o usuário e incentiva-se o uso da bicicleta, além de dar mais vida à cidade, uma vez que se abre alternativas para mais bicicletas e pessoas nas ruas.

Iniciado em junho de 2016, o Bicicleta Integrada é pioneiro no Brasil pelo foco na integração com o transporte público e conta hoje com cinco estações oferecendo um total de 250 bicicletas distribuídas pelos Terminais de Ônibus dos bairros Conjunto Ceará, Messejana, Siqueira, Papicu e Parangaba. Ao longo deste período de atividades, o sistema foi responsável por 58.232 viagens e recebeu 5.005 cadastros (até 10:00 do dia 06/02/18), sendo que os terminais que mais se destacaram em volume de viagens foram Conjunto Ceará e Parangaba.

Todo o sistema é operado pela empresa Serttel, responsável por dar manutenção técnica nos equipamentos, e tem custeio misto, sendo patrocinado pelo Extra (estações dos terminais Conjunto Ceará, Messejana e Siqueira), Unifor e Indaiá (estação do Terminal do Papicu) e Grupo Marquise (estação do Terminal da Parangaba). Assim como acontece com o Bicicletar e os Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO), a gestão pública municipal não tem nenhum ônus financeiro com o sistema Bicicleta Integrada.

Cadastro e regras de utilização
Com regras distintas do sistema Bicicletar, a utilização das bikes do Bicicleta Integrada é gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento dos Terminais de Ônibus, onde são feitas as adesões ao Bilhete Único Fortaleza, de forma que também não há taxa de adesão para a utilização do sistema. Para isso, é obrigatório ter 18 anos para se cadastrar e apresentar as originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário, além de número de telefone celular válido e pessoal.

O Bicicleta Integrada funciona todos os dias da semana, sempre das 05 horas às 23h59 para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. O usuário pode retirar a bicicleta via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada, disponível gratuitamente para iOS e Android no site do sistema: www.bicicletaintegrada.com

Ciclofaixas no entorno do Novo Terminal de Messejana
Outra vantagem oferecida aos ciclistas que circulam no entorno do Novo Terminal de Messejana é que, desde o dia 27 de janeiro, estão disponíveis cerca de 0,7 km de novas ciclofaixas bidirecionais, distribuídas nas ruas Taquatiara e Granja Castelo. As novas infraestruturas permitem o fluxo seguro de ciclistas, por meio da ligação da Avenida Jornalista Tomaz Coelho à BR-116. Posteriormente, essas novas ciclofaixas serão conectadas à ciclofaixa existente na Rua Alves Ribeiro, por meio de nova ciclofaixa a ser implantada na Rua Herbene.

Em breve, também será implantada ciclofaixa na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, ligando as novas ciclofaixas no entorno do Terminal até as ciclofaixas existentes no Centro de Messejana, que já se conectam com a Avenida Washington Soares, formando assim uma rede de 7,5 km de ciclofaixas e ciclorrotas conectadas no bairro.

Com as novas ciclofaixas nas ruas Taquatiara e Granja Castelo, Fortaleza conta hoje com um total de 222 km de infraestrutura cicloviária, sendo 101,5 km de ciclovias, 116,5 km de ciclofaixas, 3,9 km de ciclorrotas e 0,1 km de passeio compartilhado. Com o Programa de Expansão da Malha Cicloviária em amplo desenvolvimento, a Prefeitura de Fortaleza, somente no período da atual gestão, bateu um recorde histórico, ampliando em 225% a rede cicloviária na cidade. Os trabalhos são realizados em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais. Mapa da Malha Cicloviária existente: bit.do/mapaPMF .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.