Pular para o conteúdo principal

Coordenadores do Programa de Residência e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão participam da pré-estreia da Bienal de Veneza

    Eduardo Bruno e Waldírio Castro acompanham Ziel Karapotó, interlocutor de duas edições do programa e artista convidado para expor no pavilhão brasileiro do evento  Marcada para os dias 17, 18 e 19 de abril, a pré-estreia da Bienal de Veneza contará com a presença de dois representantes do Programa de Residência e Intercâmbios (PRIS) do Hub Cultural Porto Dragão – equipamento da Rede Pública de Espaços Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O programa é realizado em parceria com a Plataforma Imaginários. Com apoio do Instituto Dragão do Mar, os coordenadores pedagógicos Eduardo Bruno e Waldírio Castro acompanham Ziel Karapotó , interlocutor de duas edições do programa e artista convidado para expor no pavilhão brasileiro da Bienal durante os três dias dedicados a debates e trocas de experiências entre artistas, curadores e convidados da maior e mais antiga Bienal do mundo.  Esta é a primeira vez que

Publieditorial - Faculdade Ateneu está entre as 100 primeiras instituições de ensino com desempenho positivo no ENADE



No Ceará, somente a UFC, FRD e Ateneu estão entre as 100 primeiras do Brasil. Do Nordeste, Bahia, Ceará e Pernambuco tem faculdades com alta pontuação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE é uma avaliação que convoca alunos de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. O mesmo acontece anualmente, organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e tem como objetivo principal acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos.

Em novembro de 2015, o ENADE foi aplicado em alunos de 8121 cursos da área da Gestão, pertencentes a 2109 instituições do país todo. Os dados resultantes foram recentemente publicados pelo MEC, determinando o Índice Geral de Cursos (IGC), o maior indicador de qualidade do ensino superior que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos últimos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) disponíveis dos cursos avaliados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de graduação ou pós-graduação stricto sensu. O IGC determina as pontuações “IGC Contínuo” e “IGC Faixa”. As notas do IGC Contínuo vão de 1 a 5 e podem ser números decimais; as do “IGC faixa” vão de 1 a 5 e são números inteiros divididos em faixas.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador que leva em conta um conjunto de resultados: do Enade, da infraestrutura e instalações, dos recursos didático-pedagógicos e da titulação/regime dos docentes. A publicação dos resultados do Enade 2015 (que avaliou alunos da área da Gestão) fez jus à fama do Ceará, um estado reconhecido nacionalmente pelo alto nível de educação superior que é permanentemente demonstrado em provas do ITA, IME, em importantes vestibulares, e até mesmo em provas de concursos públicos.

No ranking das primeiras 100 IES na classificação geral (que abrange e engloba 2109 instituições públicas e privadas do Brasil todo) três são cearenses, sendo elas: a Universidade Federal do Ceará (na posição 48), a Faculdade Padre Dourado – FDR (no número 62) e a Faculdade Ateneu – FATE (colocação 98). Outro dado interessante é que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Africana (UNILAB) ficou como a nº103 do Brasil.

Ainda entre as cearenses, destacaram-se o Centro Universitário Christus (132), a Faculdade Farias Brito (164) e a Faculdade Leão Sampaio (na 199). Outros importantes centros de estudos universitários cearenses aparecem em posições inferiores, tais como a Universidade Estadual do Ceará (colocação nº 532), a Unifor (nº902) e a Universidade Federal do Cariri (n°907).

Colocação das IES
No Enade 2015, o Ceará teve participação de 44 instituições, das quais 11 conquistaram a faixa “4” do IGC; e 31 atingiram a faixa “3” e duas a faixa “2”. Dentre as 100 melhores IES pontuadas do Nordeste, de um total de 321 IES, 21 são cearenses, e só três estão entre as 100 primeiras na colocação geral.

Sobre os cursos
Ao todo, no país, 91 cursos atingiram a nota “5” (1,12 %) no CPC, e 1949 a nota “4” (25,12% dos cursos avaliados). Isto quer dizer, 2040 carreiras, que significam pouco mais de 1/4 dos cursos superiores do Brasil, atingiram os melhores níveis qualitativos. No Nordeste, somente instituições dos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio grande do Norte tiveram cursos com notas CPC contínuo “5”. Do total das IES brasileiras, 375 atingiram as faixas “5” e “4” no IGC (17,78 % do total): 24 na faixa “5”; e 351 na “4”, de cursos de um total de 2109 instituições avaliadas. Já no Ceará, três cursos tiraram nota CPC faixa “5”, sendo todos eles de faculdades privadas de Fortaleza: Design de Moda (Faculdade Ateneu), Logística (Faculdade Ateneu), e Administração (Faculdade Farias Brito).

O fato do curso de Design de Moda da Faculdade Ateneu ter obtido a nota “5” nos indicadores ICG é importante pelo fato do Ceará possuir uma consolidada e crescente cadeia produtiva da indústria têxtil e confecções, inclusive, concorrendo com os produtos oriundos do sudeste asiático.

Sobre a boa colocação das cearenses na pontuação geral, o Diretor de Relações Institucionais da Faculdade Ateneu, Prof. Cláudio Rabelo, afirmou: “Alguns dos fatores preponderantes para o resultado positivo da Ateneu foram a forte interação com as indústrias e um apoio ao aluno mais intenso por parte professores, coordenadores e do corpo técnico. Era questão de tempo para que o fruto dessa forma de trabalharaparecesse”, destaca do Diretor.

As 100 Melhores instituições por Regiões e UFs – Enade 2015
Regiões (com IES entre as primeiras 100)
SE: 65
S: 19
NE: 10
CO: 4
N: 2

Estados (com IES entre as primeiras 100)
SP: 24
RJ: 16
MG: 16
RS: 10
ES: 9
PR: 7
CE: 3
RN: 3
BA: 3
DF: 2
SC: 2
PE/PA/RO/GO/MT: 1
MA/PI/PB/AL/SE/AM/RO/AC/RR/AP/TO/MS: 0

Na sua edição de 2017, O ENADE avaliará estudantes de cursos das áreas da Engenharia, TI e Humanas.
Fonte: Direção de Relações Institucionais / Faculdade Ateneu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.