sábado, 17 de março de 2018

Agenda cultural - Museu da Fotografia Fortaleza realiza programação gratuita neste fim de semana

O equipamento segue, ainda, com visitação gratuita durante todo o mês de março

Durante o mês de aniversário do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) o equipamento traz uma série de atividades que devem ser aproveitadas por toda a família. Neste sábado, mais uma Oficina Educativa para Pais e Filhos na mostra “Luz e Sombra”, com colagens e intervenções em reproduções das obras de Christian Cravo, envolvendo pais, mães e filhos.

No mesmo dia, o premiado fotógrafo italiano Antonello Veneri realiza a palestra “Pescadores Urbanos”, sobre um documentário fotográfico e audiovisual que retrata o cotidiano dos jangadeiros e pescadores da Praia do Mucuripe, na beira-mar de Fortaleza. Ainda inédito e com finalização prevista para este ano, o trabalho, que teve início em 2016, mescla os olhares de Antonello e da videomaker estadunidense Nadia Sussman. Com a finalidade de dar visibilidade ao processo de extinção da tradicional comunidade dos pescadores locais, o documentário work in progress lança mão do cenário urbano e deslocado: uma paisagem gentrificada, totalmente transformada ao longo dos anos pelo poder da especulação imobiliária.

Antonello e Nadia documentaram todas as fases da “vida de pescador”: as jangadas, a preparação e a pesca em alto mar; a chegada dos pescadores, a comercialização, assim como as atividades diretas e indiretamente ligadas ao pescado e as relações interpessoais ali existentes.

No domingo, outra edição do Cine Foto, projeto que exibe os filmes indicados e/ou ganhadores do Oscar de fotografia. Agora, o longa “Quando o Coração Floresce”, no qual o diretor de fotografia, Jack Hildyard, abusa de lindas imagens da cidade de Veneza, contando uma história onde uma americana solteira sai em busca de um grande amor. O filme concorreu ao Oscar de melhor fotografia e, apesar de não ter levado o prêmio, depois de sua exibição, o número de turistas em Veneza triplicou, graças às belas imagens e cores apresentadas.

Os três encontros são gratuitos, assim como a visitação ao MFF durante o mês de março, de quarta-feira a domingo, sempre de 12h às 17h.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Oficina Educativa para Pais e Filhos na exposição Luz e Sombra
Data:  17 de março (sábado)
Horário: 14h
Inscrições: Gratuitas, pelo site sympla.com.br

Palestra Pescadores Urbanos
Data: 17 de março (sábado)
Horário: 14h
Inscrições: Gratuitas, pelo site sympla.com.br

Cine Foto filme “Quando o Coração Floresce”
Data: 18 de março (domingo)
Horário: 10h
* Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

Local de realização dos encontros: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.