segunda-feira, 5 de março de 2018

Betânia promove nesta quarta (07) Dia de Campo em Quixeramobim (CE)

Os 100 participantes entre técnicos de extensão rural da Ematerce, das secretarias municipais de agricultura, das cooperativas, do setor privado e operadores de máquinas, irão conferir a Tecnologia sobre produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro.

Com o início da quadra chuvosa de forma exitosa em todo o Estado, a Betânia, líder no mercado de leite longa vida no Nordeste, realizará na próxima quarta-feira (07), em Quixeramobim (CE), uma nova edição do Dia de Campo sobre a “Tecnologia de produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro” com o objetivo de treinar e capacitar 100 técnicos e operadores de máquinas no plantio e manejo de sorgo no inverno de 2018, além de demonstrar a instalação de Unidade demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis. O evento, que acontece das 09h às 12h, será realizado na Fazenda Descanso, do produtor Edmilson Junior, em Quixeramobim e contará com profissionais dos municípios de Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Madalena, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e Solonópole.

O evento é realizado pela Betânia, com apoio da Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar e Secretaria Municipal de Agricultura de Quexaramobim. O público contará com técnicos de extensão rural da Ematerce, das secretarias municipais de agricultura, das cooperativas, do setor privado e operadores de máquinas e implementos.

O que é Sorgo Forrageiro
O sorgo forrageiro tem um porte alto, superior a 2 metros, além de muitas folhas, cachos (panículas) abertos e poucas sementes. O sorgo forrageiro possui elevada produção de forragem e é facilmente adaptado aos climas quentes, como no Agreste e Sertão do Nordeste. Normalmente, o sorgo forrageiro produz grande quantidade de massa verde; é plantado no período das águas, permite até dois cortes e seu destino principal é a silagem. Isto é, forragem que se tira dos silos para alimentar os animais.

Sobre o Programa Dia de Campo
O Programa Tecnologia no Campo – TEC CAMPO foi criado pela Betânia, visando transferir conhecimento aos produtores e técnicos da cadeia produtiva de leite. O Dia de Campo Betânia é umas das práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias, visando melhorar a competitividade leiteira no Nordeste Brasileiro. Em 2017, a Betânia, com seus parceiros, promoveu quatro Dias de Campo sobre produção de silagem de pastagem nativa em Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Iguatu e Quixeramobim, com a presença de 700 participantes entre técnicos, produtores, estudantes e autoridades.

Em 2018, haverá seis dias de campo, sobre o plantio e manejo correto de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro para produção de silagem, sendo dois na região de Quixeramobim, dois na região de Morada Nova e dois na região de Iguatu. Os Dias de Campo em 2018 terão duas etapas, sendo a primeira (Dia de Campo) para treinamento de técnicos e operadores de máquinas no cultivo do sorgo e instalação de uma Unidade Demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis. E o segundo Dia de Campo ocorrerá no mesmo local do primeiro, 80-90 dias depois, no momento da colheita da produção dessa Unidade Demonstrativa, quando serão convidados técnicos e, principalmente, produtores de leite para conhecerem os resultados e discutir o uso adequado da silagem de sorgo.

·         Dia de Campo Morada Nova
Local: Fazenda Descanso - Quixeramobim.
Data: 07 de março de 2018 (quarta-feira)
Horário: 09h às 12h

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.