Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará cobra que Prefeitura de Fortaleza retome Plano Municipal de Caminhabilidade para garantir acessibilidade

  O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que a Prefeitura de Fortaleza retome, no prazo de 30 dias, o Plano Municipal de Caminhabilidade com ampla representação de integrantes do Município, da sociedade civil, das universidades e do MP. A recomendação da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência de Fortaleza foi expedida na última quinta-feira (11/04) e enviada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), às Secretarias Regionais e ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O plano visa incentivar os deslocamentos de pedestres, de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida nas calçadas, por meio da qualificação dos passeios e do cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da legislação urbanística municipal. Outro pedido do Ministério Público é para que o Município de Fortaleza informe todas as providências adotadas para garantir a caminhabilidade, inclusive com camp

DICA CINEMA DE ARTE - LOU - A FILÓSOFA DA VIDA - RIOMAR FORTALEZA


LOU - A FILÓSOFA DA VIDA, RESGATA A PIONEIRA
DO FEMINISMO, LOUIISE ANDREAS SALOMÉ, ESCRITORA,
FILÓSOFA E A PRIMEIRA PSICANALISTA DA HISTÓRIA.
A MULHER QUE INFLUENCIOU NIETZSCHE, RILKE, FREUD,
E PREGOU UMA EXISTENCIA FEMININA DE LIBERDADE

Nicole Heesters e Julius Feldmeier em LOU – A FILÓSOFA DA VIDA

ESTE FILME É UMA PAIXÃO, UMA BELA INTRODUÇÃO, DETALHADA E PRECISA HISTORICAMENTE, DA VIDA E O TRABALHO DE LOU (...) NÓS SAÍMOS DO CINEMA COM PERGUNTAS (...) E O DESEJO DE LER OU RELER TEXTOS DESTA MULHER, QUE APESAR DE SUA NOTORIEDADE, MUITAS VEZES PERMANECEU NA SOMBRA COMO A MUSA DOS GRANDES HOMENS
AnneM, Filmdienst, Alemanha

Quem ouviu falar em Louise Andreas Salomé? No Brasil conhecida apenas nos meios universitários e intelectuais, Lou – como era e é conhecida -, foi uma das mulheres mais brilhantes da última metade do século XIX e a primeira metade do século XX e atualmente, resgatada, influencia o pensamento feminino de liberdade. Autora de “A Humanidade da Mulher” e o “Problema de Reflexões Sobre o Amor” (em tradução livre do original alemão), suas obras nunca foram editadas no Brasil. A oportunidade de conhece-la ocorre nesta 5ª feira, 15, com a estreia de Lou – a Filósofa da Vida(Alemanha, Áustria, Itália e Suiça, 2016), no Cinema de Arte do Cinépolis RioMar Fortaleza.

ENREDO
Alemanha, 1933. Louise Andreas Salomé, escritora e psicanalista, aos 72 anos decide reescrever as suas memórias. Desde criança quis ser uma intelectual, não se casar ou ter filhos. As suas ideias filosóficas contestadoras das regras e da religiosidade levaram-na a uma postura de independência feminina sem barreiras e integrada à espiritualidade, seduziram  homens brilhantes da sua época, como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, o psicanalista Sigmund Freud, o poeta Rainer Maria Rilke, o jovem filólogo Ernst Pfeiffer e o orientalista Friedrich Carl Andreas. Muitos se apaixonam, mas sem acreditar no casamento, ela exercita a liberdade de viver. No século XX, a sua postura feminista e pensamento libertário a tornam alvo da Gestapo.

CINEMA DE ARTE/CINÉPOLIS RIOMAR FORTALEZA – SALA 10
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
Mais informações: www.cinemadearte.com.br

LOUISE ANDREAS SALOMÉ
Ela influenciou homens brilhantes. Em “Ecce Homo” (1908), Nietzsche reconhece a inspiração em Lou para escrever “Assim Falava Zaratustra”(1891); e as correspondências entre Lou e Rilke, entre Lou e Freud, e com Anna Freud (filha de Freud) evidenciam a troca de pensamentos eram mutuamente consideradas em suas obras.

Entre o final do século XIX e às vésperas da Primeira Guerra Mundial, novas ideias, influencias do Iluminismo, espalhadas por toda a Europa como uma onda renovadora. Enquanto filósofos faziam perguntas radicais sobre o nosso lugar no cosmos; romances e dramaturgos tomaram questões sociais antes raramente levantadas; e os psicólogos encontraram camadas de memória, anteriormente desconhecidas, na mente humana, uma mulher se sobressaía: Louise Andreas-Salomé, ou simplesmente, Lou (1861-1936).

Ela superou esses mundos da filosofia, literatura e psicologia, contribuindo para cada um deles. Suas novelas e críticas desafiaram os leitores a repensar os papéis de gênero e se tornou uma psicanalista pioneira. Desenvolveu, ainda, relações íntimas com Nietzsche, Rilke e Freud. Ela teve uma reputação como uma mulher fatale, mas passou 33 em um casamento não consumado.


O FILME E A DIRETORA
Cordula Kablitz-Post

FESTIVAL INTERNACIONAL DE EMDEN-2017
·        Melhor Filme

CORDULA KABLITZ-POST
·        Nascida na Alemanha em 1964.
·        Especialista em séries, telesseries e documentários para a televisão;
·        Estreia na direção de longa-metragem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.