Dragão do Mar abre exposição “Mulher Vírgula!”, nesta quinta-feira (15)

Vernissagem integra o ciclo programático “Bárbaras: Mulheres do Ceará”, que celebra o Dia Internacional da Mulher, durante todo o mês de março. Com curadoria de Cecília Bedê, a mostra reúne o trabalho de 19 artistas visuais mulheres.

Dando sequência ao ciclo programático “Bárbaras: mulheres do Ceará”, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre, nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, na Multigaleria, a exposição “Mulher Vírgula!”. Com curadoria de Cecília Bedê, a mostra reúne 21 obras de 19 artistas visuais mulheres que vivem no Ceará. A vernissagem contará com discotecagem de Mariana de Castilho e sua seleção sonora. O acesso é gratuito.

A partir de instalações, lambes, fotografias, vídeo, pintura e intervenção, a mostra convida o público a uma reflexão sobre questões que ultrapassam a temática do feminino. Aline Albuquerque (SP), Julia Debasse (RJ), Simone Barreto, Ingra Rabelo, Flávia Memória, Lia de Paula, Marina de Botas (SP), Clara Capelo, Virgínia Pinho, Aspásia Mariana, Beatriz Gurgel, Dhiovana Barroso, Elisa de Azevedo, Emi Teixeira, Fernanda Meireles, Marissa Noana, Maria Micinete, Renata Cidrack e Sheryda Lopes abordam questões cotidianas das mais diversas, com leituras muito próprias sobre arte, trabalho, política, maternidade, rua, corpo e cultura.

Segundo Bedê, “ser mulher” é estar num permanente embate entre o que se é e a expectativa alheia, lutar contra definições que aprisionam. “Somos tantas, estamos na vírgula, nas reticências, nas linhas e entrelinhas, além e muito mais”, afirma a curadora. Assim, são plurais também as artistas que compõem a coletiva. Para Cecília, cada uma delas traz uma leitura muito própria, mas sempre muito crítica do cotidiano. “Já acompanho o trabalho de cada uma dessas artistas e me impressiona sempre a potência de seus trabalhos”, afirma.
A exposição segue em cartaz até 08 de abril, de terça a domingo, com visitações gratuitas, das 14h às 21h (com acesso até 20h30).


O ciclo Bárbaras: mulheres do Ceará

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, efeméride comemorada no dia 08 de março, o Dragão do Mar preparou o ciclo “Bárbaras: mulheres do Ceará", que ofertará ao público, ao longo do mês, atrações em linguagens diversas, a maioria delas gratuita. A programação destaca figuras femininas que marcaram a história do Ceará e continuam a ser referência na cultura, nos movimentos sociais, na política e nas artes. Bárbara de Alencar, Maria Luíza Fontene, Rachel de Queiroz, Maria da Penha, Preta Simoa, Cacique Pequena, Violeta Arraes e Amelinha são homenageadas com grandes painéis que ocuparão espaços do centro cultural, identidade visual criada pelas ilustradoras Nadiuska e Priscila Furtado (Uinverso).


Serviço: “Bárbaras: Mulheres do Ceará” - Abertura da exposição “Mulher Vírgula!”
Dia 15 de março, às 18h, na Multigaleria do Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Visitação: Em cartaz de 16 de março a 08 de abril, de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até 20h30).
A programação completa pode ser conferida no site www.dragaodomar.org.br.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.