sexta-feira, 30 de março de 2018

EDP está entre as melhores empresas em gestão do Brasil


Distribuidoras do Grupo EDP são reconhecidas pela Fundação Nacional da Qualidade com o Prêmio Melhores em Gestão®

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica no País, foi reconhecida nesta terça-feira, 27, em cerimônia realizada em São Paulo pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com o Prêmio Melhores em Gestão®, concedido às distribuidoras de energia elétrica em São Paulo e no Espírito Santo.

No Ceará, a EDP Brasil administra a UTE Pecém I. Em operação desde 2012, a usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.

O reconhecimento, um dos mais importantes na área de gestão empresarial do Brasil, é resultado da adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ e do processo de melhoria sistêmico e contínuo das práticas de gestão da Companhia.

Em 2006, a EDP deu seus primeiros passos rumo à excelência em gestão, avançando com reconhecimentos na categoria Destaque do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). Posteriormente, a Empresa levou o troféu no critério Pessoas em 2011, critério Clientes em 2012 e finalista em 2013, e critério Processos em 2016.

“O Modelo de Excelência da Gestão® é um referencial para o trabalho da EDP e está incorporado de forma orgânica na Empresa. Trabalhamos com um olhar cuidadoso e criterioso na gestão da organização, o que é essencial para adotar estratégias de aprimoramento contínuo, melhorias dos processos internos e, consequentemente, excelência no relacionamento com os diversos públicos de interesse”, destaca Michel Itkes, vice-presidente de redes da EDP.

A Companhia atende mais de 3,3 milhões de clientes em suas áreas de concessão. Atua em 28 municípios no Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista (1,838 milhão) e 70 cidades do Espírito Santo (1,537 milhão). Em 2017, as duas Concessionárias distribuíram 24.703 gigawatts-hora (GWh) de energia para seus consumidores.

Prêmio Melhores em Gestão®

Após 25 edições, o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) foi remodelado e deu origem ao Prêmio Melhores em Gestão®, que teve a sua primeira edição este ano. Idealizado pela Fundação Nacional da Qualidade, é realizado anualmente e visa estimular e apoiar empresas para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos da Gestão para Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

As organizações que se candidatam ao reconhecimento passam por uma análise profunda da sua gestão, efetuada por avaliadores independentes capacitados pela FNQ e guiados por um rigoroso código de ética.

No fim do processo de avaliação, as companhias recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação global e detalhada, com comentários que expressam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), reconhecido internacionalmente. No prêmio são destacadas as empresas com maiores pontuações.

Sobre a EDP Brasil     
                                       
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que emprega mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, conta com 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,3 milhões de clientes em suas distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia. No Brasil, é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Recentemente, destacou-se como pioneira no uso da robotização de processos e adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes mais do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.

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