terça-feira, 27 de março de 2018

Espetáculo “Clarice Lispector e Eu – o mundo não é chato” entra em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza


Comédia dramática convida a uma reflexão ao aliar passagens de livros da escritora com textos de Rita Elmôr, que também atua na peça



A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 05 a 08 de abril de 2018, o espetáculo Clarice Lispector e Eu - o mundo não é chato. Com dramaturgia de Rita Elmôr, que também é atriz e sobe ao palco, a peça reúne textos da autora de A Hora da Estrela e Laços de Família a escritos da própria Rita, em um roteiro que dialoga com a faceta mais solar de Clarice.

Com direção de Rubens Camelo, a peça aposta em passagens em que a escritora se relaciona com o mundo e pessoas ao seu redor, deixando transparecer, com fino humor, sua timidez e seu “desencaixe” nas relações. Assim, o público tem a chance de conhecer uma Clarice Lispector menos introspectiva e mais voltada para o mundo. 

Na peça, Rita Elmôr e Clarice Lispector se misturam ao contar suas historias, em que muitas vezes não é possível saber quem está falando, se é a atriz ou a escritora. Com leveza e humor, como em uma conversa entre amigas, o espetáculo convida o público a refletir sobre diversas situações do cotidiano. 

“Os textos selecionados afirmam a vida e nos ajudam a pensar em maneiras mais inteligentes, criativas e harmônicas de se viver. O olhar politico de Clarice, que está muito afinado com os acontecimentos sociais contemporâneos, também aparece com muita força”, explica Rita.

A atriz e dramaturga optou por criar uma peça sobre Clarice que não fosse autobiográfica e nem que fixasse sobre suas angústias mais pungentes. O humor foi determinante na seleção dos textos, no intuito de aproximar o público da obra de Clarice e tornar possível a fusão Clarice-Rita. O desafio dessa adaptação foi investir em uma comunicação simples e direta, tornando o espetáculo atraente tanto para os que conhecem Clarice quanto para aqueles que nunca leram um livro da escritora. 

Semelhança física

Rita Elmôr estreou na carreira profissional com o espetáculo Que Mistérios Tem Clarice, de 1998, dirigido por Luiz Arthur Nunes. A sua caracterização como a escritora impressionava a todos pela semelhança - tão grande que, desde então, e de forma recorrente, as fotos de Rita na peça vem sendo confundidas com fotos da própria Clarice.  Esse fato inusitado inquietou a atriz e se tornou o ponto de partida para Clarice Lispector e eu - o mundo não é chato, uma metáfora da fusão que aconteceu entre as imagens das duas.  
  

Sobre a atriz e dramaturga

Rita Elmôr acumula mais de 20 peças no currículo. Na televisão, seu mais recente trabalho foi a novela Boogie Oogie, na TV Globo. Antes, atuou no seriado “As Canalhas”, no GNT, e na novela “Salve Jorge”. Ainda na TV Globo, fez a personagem Venetta, do seriado Macho Man, e Anete, a chefe desequilibrada do seriado Separação!?, sendo indicada ao Prêmio Contigo pelos dois projetos. Trabalhou também com Luiz Fernando Carvalho na microssérie Capitu e na minissérie Os Maias, além de atuar nos filmes Até Que A Sorte Nos Separe e Cilada.com, de Bruno Mazzeo.


Ficha técnica:
Texto: Clarice Lispector 
Dramaturgia e Interpretação: Rita Elmôr 
Direção: Rubens Camelo 
Assistentes de Direção: João Pontes e Radha Barcelos
Cenário e Luz: Paulo Denizot 
Figurino: Mel Akerman 
Trilha Sonora: Rita Elmôr 
Design Gráfico: Estúdio Quedesenholegal
Assessoria Jurídica: Murilo Rabat
Produção Local: ATO Marketing Cultural

Serviço:
Teatro: Clarice Lispector e Eu - o mundo não é chato
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 05 a 08 de abril de 2018
Horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 04/04, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.