quinta-feira, 22 de março de 2018

Fortaleza recebe Especialistas Nacionais e Internacionais para Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

A Prefeitura de Fortaleza promove, nos dias 22, 23 e 24 de março, no Centro de Eventos do Ceará, o 2° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Gestores municipais de Fortaleza e de outras capitais do Nordeste vão compartilhar desafios de projetos de sucesso que transformaram cidades.
É o caso da Connie Chung, mestre em Planejamento Urbano pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que participou da operação que resultou no High Line Park, em Nova York; Robert Cevero, Professor Ph.D da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que atua na área de Planejamento de Transportes Sustentáveis; e do engenheiro israelense Omer Gleser, que trabalhou na organização da segurança dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Londres-2012, Atenas-2004 e Barcelona-1992.
Além do Prefeito Roberto Cláudio e do Governador Camilo Santana, também estarão presentes os prefeitos de Recife (PE), Geraldo Júlio, de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, e de Loja, no Equador, José Castillo; a secretária de Planejamento Urbano de Uberlândia; representantes e especialistas do Banco Mundial, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outros participantes.
O Seminário organizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza (Cerif), tendo à frente a secretária Patrícia Macêdo, será o primeiro evento a ser realizado pela Prefeitura de Fortaleza vinculado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Agenda 2030
Os ODS fazem parte da nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Agenda 2030, que dá continuidade aos oito Objetivos do Milênio, estabelecidos no ano 2000 e vigentes até 2015.
São 169 metas que devem orientar nossos trabalhos nos próximos doze anos, envolvendo temáticas como saúde, educação, igualdade de gênero, meio ambiente, segurança, redução das desigualdades, erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, crescimento econômico inclusivo, governança, infraestrutura e industrialização.

       A Prefeitura de Fortaleza participou da Oficina de Implementação Local das Agendas Globais de Sustentabilidade no Brasil, realizado em 2017, em São Paulo. A partir desse ano, a implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) deram início no Brasil.


Responsabilidade ambiental
O Seminário segue uma política de responsabilidade ambiental, com ações de neutralização de carbono, além da utilização de copos ecológicos, papeis recicláveis e ecobags. Durante os três dias, as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) geradas pelo próprio evento será monitorada, resultando em um inventário de emissões, que será compensado com o plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).


Serviço 
2° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades   
Período: 22, 23 e 24 de março de 2018. 
Local: Centro de Eventos do Ceará
*Evento somente para gestores da PMF e convidados. 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.