Inovação - Fortaleza recebe evento para estimular inovação e empreendedorismo feminino

Startup Weekend Women ocorre de 9 a 11 de março

A cidade de Fortaleza recebe a partir dessa sexta-feira (9) o Startup Weekend Women, evento para fomentar a criação de negócios inovadores e estimular o empreendedorismo feminino. Serão três dias de imersão, totalizando uma maratona de 54 horas em que empreendedores e aspirantes a empreendedores poderão descobrir se as suas ideias de negócios são viáveis. As atividades ocorrem até domingo na Unifor.
Essa é a primeira vez que o Ceará sedia um evento do tipo Startup Weekend com foco principal na participação feminina. Os homens também podem se inscrever, mas 75% dos organizadores, mentores, jurados e participantes devem ser mulheres, sejam estudantes, empreendedoras, empresárias, desenvolvedoras, designers, ou que tenham interesse em empreendedorismo, desenvolver novos negócios, adquirir conhecimento e fazer networking. As inscrições podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/startup-weekend-fortaleza-women__226216.
O Startup Weekend Women Fortaleza é organizado por voluntárias do ecossistema de inovação cearense e tem o patrocínio da Unifor. O evento tem a chancela da Techstars, entidade norte-americana desenvolvedora do modelo básico das atividades dos eventos Startup Weekend, que é o mesmo utilizado em mais de 150 países: primeiro os participantes expõem as suas ideias de startups e as melhores são escolhidas em votação. Em seguida são formadas equipes para desenvolver, com o apoio de mentores, essas ideias por meio de atividades de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora composta por empreendedores, representantes de instituições de fomento e investidores, em uma nova oportunidade para receber validação. Haverá premiação para os projetos melhores classificados. 
O que são startups*
Startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento.
Uma das características mais importantes de uma startup está em sua capacidade de ganhar escala rapidamente, ou seja, de ter seus produtos utilizados por um número grande de pessoas em pouco tempo. Uma startup também costuma apresentar baixo esforço de replicação de seus produtos, isto é, custos de operação que cresçam proporcionalmente a taxas menores que sua receita, na medida em que a empresa ganha escala. Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a internet.


* Fonte: Abstartups
Serviço
Startup Weekend Women Fortaleza
Período: 9 a 11 de março (início sexta-feira, às 18h30)
Local: Unifor
Inscrições: valores variando entre R$ 100 e R$ 130, com alimentação incluída: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-fortaleza-women__226216
Mais informações: http://communities.techstars.com/brazil/fortaleza/startup-weekend/12300

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.