Integrantes de projetos de música de quatro estados participam de encontro em Aquiraz

 O Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã acontecerá de 29 de março a 1º de abril com ações formativas e apresentações artísticas.

Em todo o país existem entidades que se pautam na música para potencializar a cultura de seus respectivos estados e contribuir para o desenvolvimento artístico e social de crianças e jovens. Se de um lado os objetivos e público-alvo se assemelham, são similares também as questões cotidianas para a continuidade de suas atividades. De 29 de março a 1º de abril deste ano, 24 instituições de quatro estados se reúnem em Aquiraz em busca de uma maior integração entre elas e o aprofundamento de temas relacionados à música.  

Este será o primeiro Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã, rede que foi criada a partir da percepção da importância da união dos esforços de entidades que se debruçam sobre as mesmas questões para o fortalecimento e consolidação de suas ações. Participam do evento gestores, professores e estudantes de 21 instituições do Ceará, 1 da Bahia, 1 Goiás e 1 Rio Grande do Sul, todas integrantes da rede Plataforma Sinfonia do Amanhã. 

Durante quatro dias serão realizadas palestras, diálogos, apresentações e residências artísticas, compondo a programação formativa do Encontro. Durante as noites Jam Sessions, em palco aberto, proporcionarão momentos de vivências musicais e trocas de experiências sonoras entre os participantes. 

Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã é apresentado pela Plataforma Sinfonia do Amanhã, com produção da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero.  Conta com a parceria da Tapera das Artes e Imaginário. Realização: BR Artes, Quitanda das Artes, e Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura. Agradecimento especial: Enel Distribuição Ceará. 

Participantes do Ceará  
Do Ceará participam Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, Escola de Música Moita Redonda, Escola de Música Chiquita Braga, Casa de Vovó Dedé, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), Escola de Música de Itapajé, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Tapera das Artes, Fundação Raimundo Fagner, Escolinha Meu bem Querer, Escola de Música de Paracuru, Coral Canto da Casa, Escola de Música de Sobral, Filarmônica Estrelas da Serra, Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante, Cordas da Cidadania, CIS Vila Velha, Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), Fundação Carlos Pinheiro, Orquestra Armorial do Cariri e Projeto Acordes Mágicos.  

Seminário Música e Sociedade 
Voltados para gestores e equipe pedagógica, o Seminário Música e Sociedade, que integra o Encontro, propõe apresentar assuntos pertinentes ao trabalho realizado em cada instituição, além de oferecer um espaço de trocas e construção de ideias para o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão, passando pela orientação pedagógica e pela formação humanitária. A programação do Seminário é aberta e gratuita ao público geral. 

A mesa de abertura, às 15h do dia 30, será em torno d’A construção de redes para o desenvolvimento dos territórios, que contará com a presença de Luisa Cela, presidente do Instituto ECOA-Sobral. Finalizando o primeiro dia do Seminário acontecerão os Diálogos Sinfonia sobre Música, educação e tecnologias sociais. 

O segundo dia de programação, às 14h, avança nas temáticas inerentes aos projetos de educação musical com a mesa Modelos de gestão e métodos formativos de escolas de música, onde representantes da Filarmônica Minerva (BA), da Associação dos Amigos da Artes de Guaramiranga (CE) e do Instituto Sinfonia do Amanhã (GO) conduzirão as falas acerca dos processos de formação que adotam junto aos aprendizes que atendem.  

Residências artísticas 
Cinco residências artísticas vão receber os participantes das instituições da Plataforma. São atividades voltadas para instrumentos de sopro, cordas friccionadas, canto e voz, luthieria de instrumentos não convencionais e cordas populares. Além da participação de integrantes das entidades da rede, serão disponibilizadas cinco vagas por residência para instituições convidadas. 
As residências têm como objetivo esmiuçar as práticas desses aprendizes a partir de diferentes perspectivas de ensino e conhecimento. Para isso, foram convocados professores de diversas entidades para dialogar seus saberes em módulos. Os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos do mesmo instrumento com cada um dos mestres que os acompanharão. 

Os estudantes também comporão apresentações artísticas espalhadas pelo município: na Tapera das Artes, no Centro de Aquiraz, nas três primeiras noites do Encontro (29, 30 e 31) às 20 horas; no Centro de Rendeiras, no Iguape, será no sábado (31), às 8h; e na Prainha no domingo (01/04), também às 8h. 
SERVIÇO 
Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã – 29 de março a 1º de abril, na Tapera das Artes (R. Antônio Gomes dos Santos, s/n - Centro, Aquiraz – CE). A programação do Seminário é aberta ao público. Informações: (85) 3235-4063.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.