terça-feira, 27 de março de 2018

Museu da Fotografia Fortaleza realiza palestra sobre fotografia de parto humanizado

O evento é parte da programação em referência ao Dia Internacional da Mulher

A humanização do parto é cada vez mais discutida por futuras mães e a profissionalização para este momento não diz respeito apenas à equipe médica, mas também é recomendada para aqueles que eternizam o momento. Registrar nascimentos não é novidade, mas a forma como fotógrafos têm clicado o processo, além de trazer novas narrativas fotográficas, também é uma oportunidade de compartilhar preciosas informações sobre o assunto.

Por isso, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) traz a fotógrafa Roberta Martins para um bate-papo com o público fortalezense sobre a fotografia de parto humanizado. No encontro, a profissional discutirá a representatividade enquanto memória afetiva e o papel da imagem em uma perspectiva política e ideológica. Também será abordado o que é preciso para se tornar um profissional da área.

Perfil Roberta Martins - Mãe, fotógrafa e videomaker, registra partos desde 2014, tendo sido pioneira nesse tipo de fotografia, no Ceará. Possui formação de doula pelo GAMA-SP, além de Cinema e Áudio Visual pela Casa Amarela-UFC. É uma das colaboradoras do Portal Hora Dourada e membro da International Association of Professional Birth Photographers. Além de publicações locais, já teve fotografias publicadas em sites internacionais, como The Huffington Post e The Birth Hour. Terceiro lugar no I Concurso Nacional de Fotografia de parto, realizado em 2017. Graduada em Serviço Social e Pós-Graduada em Metodologia da Pesquisa Científica, ambos pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Após sua busca por um parto normal, decidiu que iria dedicar-se exclusivamente ao registro de partos.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Palestra Parto Humanizado
Data: 29/03 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Inscrições: gratuitas, no site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.