No Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo (10/3), SESI Ceará lembra a importância da atividade física

O dia 10 de março marca o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, data escolhida para reforçar a importância da atividade física. A prática regular de exercícios pode prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, mas dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, mostram que dois em cada três cearenses são sedentários.
O percentual dos que praticam esporte ou atividade física é de 34,7%, conforme suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Parte deles encontra no Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) o suporte e o estímulo necessários para permanecerem ativos.
“O exercício físico muda radicalmente a vida das pessoas. Todos os dias testemunhamos histórias de pessoas que conseguiram superar muitos desafios, voltaram a se locomover, curaram dores, mudaram o corpo e o espírito. O nosso papel é dar todo o suporte e informação para que isso aconteça de forma segura e eficiente”, pontua Eugênio Monteiro, analista da equipe do SESI Ceará.
“Muita gente não percebe, mas atividade física é a pílula do rejuvenescimento. O importante é encontrar uma atividade física prazerosa. Se você quer energia e saúde, faça exercício”, complementa Rosi Brasil, educadora física do SESI Ceará.
Histórias Inspiradoras
O casal Janaina Taillade e Felipe Abud passou por uma transformação radical em 2017. Depois de receber resultados de exames que mostravam fortes alterações em suas taxas de triglicerídeos e colesterol, Abud decidiu que era hora de mudar. Para tanto, ele contou com a ajuda da esposa Janaína Taillade. Na época, a jornalista estava chegando aos 90kg e também queria perder peso e ganhar qualidade de vida. Hoje, eles comemoram os bons resultados, que ficarão ainda melhores em 2018. Ele perdeu 8kg, melhorou os exames e deixou de sentir dores nas costas. Ela perdeu 17kg, passou a ser uma pessoa menos estressada e ganhou vitalidade.
Dona Maria de Jesus tem 85 anos e é aluna de hidroginástica do SESI Ceará há 25 anos. Ela afirma, sem hesitar, que já estaria em uma cadeira de rodas se não fosse a prática regular de atividade física. Dona Maria de Jesus inspira a todos que estão por perto. “É difícil alguém ficar parado quando está perto de mim”, brinca.
Já Dona Isabel Cristina tem menos anos de vida, mas o mesmo tempo de academia: 25 anos. Para ela, o exercício físico representa uma segunda vida, com inúmeros ganhos psicológicos e físicos. “No dia que eu não venho, já sinto a diferença”, confessa.
Sobre o SESI
O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará oferta diversas modalidades de atividades físicas e esportivas em suas unidades em Parangaba, Barra do Ceará, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.
O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios. 

Mais informações: (85)4009.6300 ou https://www.sesi-ce.org.br/para-voce

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.