sexta-feira, 30 de março de 2018

O que vem por aí - Clássicos na Lagoa realiza concerto de música renascentista com o Syntagma

O Clássicos na Lagoa traz ao palco pela primeira vez o Syntagma, grupo de câmara mais antigo do Ceará, com 32 anos de atividades ininterruptas. Criado em 1986, a proposta dos integrantes é mostrar a forte ligação da música nordestina com a música antiga europeia, por meio de um trabalho de pesquisa que identifica as similaridades das estruturas musicais, rítmicas e melódicas.  Durante o concerto, realizado dia 6 de abril, às 17 horas, serão interpretados compositores do período medieval, renascentista e pré-barroco.  
O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), por meio do Clássicos na Lagoa, promove concertos de música erudita gratuitos, sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabussu.  O programa musical de 2018 irá promover um passeio pela história da música por meio de concertos educativos, que vão do período medieval ao clássico. Criado em 2016, o projeto se consolidou como uma importante estratégia de promoção da saúde através da arte, inserido em uma proposta mais ampla de tornar a região do Porangabussu um polo de desenvolvimento social, econômico e cultural. O hospital do ICM, que está em fase de construção, será âncora desse modelo voltado à inclusão social. 
Com um estilo próprio, o Syntagma preza por valorizar toda a personalidade e riqueza da cultura nordestina, numa fusão do novo e do antigo, do erudito e do popular, explorando de forma rica a sonoridade dos seus instrumentos. Por vezes, exercendo um papel de laboratório musical, mais de 50 músicos já passaram por sua formação, aprimorando e selecionando o repertório e explorando novas possibilidades sonoras. Uma das características marcantes do grupo é o Interesse pelas flautas doces e os instrumentos antigos.
FORMAÇÃO:
Flautas:
Heriberto Porto, Luciana Gifoni, Marcos Paulo Leão, Robson Lima e
Solange Gomes
Violão:
Alisson Félix
Viola da gamba:
Jorge Santa Rosa
Percussão:
Marcelo Holanda
Cravo:
Verônica Lapa

PROGRAMA:
Saltarello – Anônimo Medieval
Saltarello2 – Anônimo Medieval
Troto – Anônimo Medieval
Ductia – Anônimo Medieval
Pavane “Mille regretz” – Anônimo Renascentista
Ruden “Warum” – Anônimo Renascentista
Courante – M. Praetorius
Entré du fol – Anônimo Renascentista
The Esrl of Essex Galliard – John Dowland (pré-barroco)
Rondeau – H. Purcell
Algodão – L. Gonzaga

SERVIÇO:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Programação: Syntagma
Local: Lagoa do Porangabussu
Data: 6 de abril – sexta-feira
Horário: 17 horas

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.