terça-feira, 27 de março de 2018

Pessoas com deficiência participam da Caminhada Louis Braille em defesa da acessibilidade

Núcleo Pessoas com Deficiência do Sesc, em parceria com Associação de Cegos do Estado do Ceará - ACEC e participação de outras 15 instituiçõesrealiza a XCaminhada Louis Braille em Fortaleza, dia 6 de abril. Toda a sociedade cearense é convidada a unir-se às pessoas com deficiências visual, auditiva, motora, entre outras, no ato em defesa da inclusão social e da acessibilidade.

No calçadão da Avenida Beira Mar, próximo à quadra de esportes, às 7h30 da manhã, os participantes reúnem-se e saem em caminhada. Durante o trajeto, os pedestres do calçadão serão convidados a colocar vendas nos olhos, deslocar-se com muletas ou em cadeiras de rodas para experimentar os desafios diários que as pessoas com deficiência visual e motora encontram para andar nas ruas e espaços públicos. Às 9h, todos retornam à quadra para um momento de lazer com dança, massagens e lanche.

A iniciativa propõe sensibilizar a todos, pois para que homens e mulheres com deficiência tenham igual oportunidade de integrarem-se à sociedade, é preciso uma mudança de atitude da população brasileira. Todos devem cumprir o que recomenda o Estatuto da Pessoa com Deficiência para superar preconceitos, possibilitar o acesso aos transportes e vias públicas, facilitar a comunicação e não permitir ou causar nenhum ato de discriminação.

Há dez anos, a Caminhada Louis Braille acontece em Fortaleza como estratégia de refletir com os cidadãos e cidadãs cearenses sobre o respeito e os direitos das pessoas com deficiência. A caminhada acontece em alusão ao Dia Nacional do Braille, celebrado em 8 de abril, quando nasceu José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro e estudante do sistema Braille em Paris.

Entre as instituições e órgãos públicos que participam da Caminhada Louis Braille estão: a Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), o Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE), a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), a Escola Instituto dos Cegos do Ceará, o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (Recife), o Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF) e a Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (COPEDEF). Os organizadores convidam todos os setores da sociedade para apoiar a luta por igualdade de direitos para todas as pessoas com deficiência.
                                                                           
Sesc realiza 10ª Caminhada Louis Braille
Data: 6 de abril (sexta-feira)
Horário: 7h30 às 10h30
Local: Avenida Beira Mar (concentração na quadra de esportes próxima à Praça dos Estressados)
Aberto ao público
Informações: (85) 34502.9072

RealizaçãoSesc – Projeto Sesc Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência

Parceria: Associação de Cegos do Estado do Ceará - ACEC

Instituições participantes:
Associação de Cegos do Estado do Ceará - ACEC
Sesc Ativo - Núcleo Pessoa com Deficiência.
Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará - CREAECE    
E.E.F Instituto dos Cegos do Ceará
Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
Escola Municipal Antônio Correia Lima
Recanto Psicopedagógico
Centro de Atendimento Clínico e Educacional de Horizonte - CACE
Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (Recife - Pernambuco)
Associação de Mulheres Especiais - AME
Grupo Retina Ceará
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel - Setor Braille
Comissão de Saúde Ocular do Estado do Ceará- SESA
Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com Deficiência – CEDEF
Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência – COPEDEF
Federação de Bandeirantes do Brasil – Núcleo Fortaleza.  

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.