Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Prefeitura iniciou Programa de compensação arbórea da cidade

 A fim de recompor os espaços vazios existentes e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos fortalezenses, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), iniciou no último sábado (24/02) um Programa de recuperação e compensação  arbórea da cidade, com o plantio de 3000 mil mudas de árvores nativas por toda cidade, praças, parques e canteiros centrais, referente a compensação ambiental  das 981 árvores que caíram ou foram suprimidas preventivamente durante o ano de 2017. A intenção é aproveitar o período de maior incidência de chuvas para realizar esse plantio e garantir a sobrevivência das árvores.
Os primeiros locais beneficiados foram a extensão da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Passaré, com 538 mudas, das espécies Flamboyant e Pau'darquinho, e o Parque da Lagoa do Opaia, no bairro Aeroporto com cerca de 100 mudas das espécies Paineira, Mangueira, Ingá, Xixá, Umarizeira e Abricó de Macaco. Os próximos plantios acontecerão nas Avenidas Godofredo Maciel, no bairro Maraponga, na Avenida General Osório de Paiva, no bairro Parangaba e nas Praças do Vila União e Parreão II
Para garantir o desenvolvimento das mudas nos meses de estiagem em locais com escassez de água, a UrbFor tem utilizado uma técnica inovadora no plantio, o Hidrogel, um gel com alta capacidade de retenção de água, é colocado nas covas de plantio, envolvendo as mudas e possibilitando reduzir a frequência na irrigação, tradicionalmente diária, para um intervalo que pode chegar a 20 ou 30 dias.
Segundo o engenheiro agrônomo da UrbFor, Vladimir Sena, a utilização do Hidrogel é importante para o plantio urbano, especialmente no segundo semestre, por ser um período de pouca ou nenhuma chuva, quando o desenvolvimento das árvores depende da irrigação que, como regra, é feita com carros pipas, o que gera altos custos para a Prefeitura. “Com a utilização do gel, nós podemos plantar mais, a um custo com irrigação menor, aumentando a capacidade de sobrevivência das plantas", ressalta Vladimir.
Entre as espécies que serão plantadas está a Munguba, Jucá, Oiti, Ingá, Ipê, Pau-Branco-do-Sertão, espécie considerada vulnerável à extinção, entre outras. A seleção das espécies deve priorizar as nativas que apresentam adaptabilidade às condições adversas do ambiente urbano, sem deixar de considerar aquelas exóticas adaptadas ao clima e condições locais que se mostraram favoráveis para implantação na arborização urbana.
A definição dos locais em que serão realizadas as ações priorizará aqueles cujo índice de cobertura vegetal encontra-se com valores inferiores ao da média do município. A arborização das praças, parques e canteiros centrais, é um importante componente ambiental da cidade. Pretende-se assim, além do incremento na arborização, fazê-la de forma planejada, evitando a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evitando ou diminuindo futuras ações de manejo” ressalta Regis Tavares, superintendente da UrbFor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.