Vila da Música, equipamento da Secult no Crato, completa 1 ano e já capacitou mais de 480 alunos em 72 cursos de formação em música

A Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), celebra 1 ano de abertura. Inaugurada no dia 11 de março de 2017 pelo Governo do Estado do Ceará, a Vila ganha vigor a cada dia. No último ano, apresentou intensa programação cultural de formação e fruição em música, teatro, literatura, sendo um lugar de encontros, de construção de novos sons e experiência no Cariri. Dentro de 1 ano, a Vila da Música já capacitou mais de 480 alunos em 72 cursos de formação em música. E, em 2018, abriu matricula para mais de 25 cursos com 600 alunos inscritos, com aulas já iniciadas em alguns deles.

"A Vila da Música se apresenta como um equipamento singular na região do Cariri, a partir de um modelo de ensino da música que já vinha sendo implantado com o padre Ágio e com a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). O equipamento cultural surge com o objetivo de garantir formação e fruição na música, no teatro e na literatura. Em 2017, realizamos 72 cursos com mais de 480 alunos capacitados em cordas, sopro, vozes, teclado, além da musicalização infantil. O ponto alto foi a realização do Festival Cordas Ágio, noves dias de ações formativas e comemoração do Padre Ágio, que completou 100 anos. A Vila da Música é lugar de encontro, de vivência, de formação. Temos alunos de várias localidades da região. Abrimos, em 2018, mais de 25 cursos de formação com 600 alunos matriculados", destaca Dane de Jade, diretora.

O equipamento promete programação intensa durante todo o ano com novidades, com ações de formação, cursos de especialização, novos festivais e mais encontros.

Vila da Música

Inaugurada em 11 de março de 2017, a Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no Interior. É voltada para a formação, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A escola de música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável da região do Cariri.

O investimento do Governo do Estado na Vila da Música foi de R$ 3,1 milhão, para as obras e de R$ 447 mil para a aquisição de instrumentos musicais. O espaço cultural compreende uma área de 2.713,38m², em um terreno de 3.242,78m², e tem como premissa a criação de um espaço que também possa ser utilizado paralelamente para a realização de eventos externos. A Vila da Música conta com auditório, biblioteca, salas de aula de grupo e individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, oficina de instrumentos, quadra poliesportiva e estacionamento. 

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.