Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Ceará registra um acidente de trabalho por hora

Com foco na prevenção, Abril Verde terá ações integradas do Ministério Público do Trabalho

A cada hora, uma pessoa sofre acidente de trabalho no Ceará. Do início de 2017 até hoje, foram registradas mais de 11 mil ocorrências, com 74 mortes, considerando apenas os casos informados pelas empresas. Os números são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, iniciativa de cooperação internacional entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a OIT. No ranking dos estados que mais contabilizam acidentes, o Ceará ocupa hoje a 12ª posição com 52.619 registros entre 2012 e 2017.

Para mudar essa realidade, a campanha Abril Verde de 2018 terá ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante o mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”. A iniciativa é “por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”. Em Juazeiro do Norte, a estátua de Padre Cícero já ganhou iluminação especial. Na capital cearense, receberam luzes verdes o Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Palácio da Abolição, Assembleia Legislativa, as sedes do TRT e do próprio MPT, entre outros prédios públicos.
Também é resultado da articulação do MPT no Ceará a parceria com a Federação Cearense de Futebol. Jogadores devem entrar em campo com a faixa da campanha e, antes do início dos jogos, haverá um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes. Para a próxima semana está prevista, ainda, a distribuição de materiais da campanha (cartazes, banners, folders e adesivos) para órgãos como Tribunal Regional do Trabalho, SINE-IDT, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Superintendência Regional do Trabalho. Locais equipados com estrutura audiovisual poderão exibir uma exposição virtual com fotos de trabalhadores em diferentes atividades, além de vídeos da campanha.
Setores recordistas
As atividades que mais concentram acidentes de trabalho no Ceará são: fabricação de calçados, atendimento hospitalar, construção de edifícios e comércio varejista, principalmente no setor de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados). Os custos para a Previdência Social com afastamentos previdenciários acidentários no Estado, no período de 2012 a 2017, chegam a quase 260 milhões de reais. Foram concedidos 34 mil auxílios-doença por acidente de trabalho, que ocasionaram a perda de mais de 7,1 milhões dias de trabalho.
No dia 18 de abril, haverá uma palestra do MPT para profissionais de saúde, no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-CE). Além disso, nas câmaras municipais de Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú tramitam projetos de lei para a criação do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes. Vereadores de Fortaleza e Caucaia também estudam a viabilização do projeto.
28 de abril
O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07/04), e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/04). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.