Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar traz programação no feriado de São José e diversificada agenda ao longo da semana

  Nova exposição, formações gratuitas, apresentações circenses, Noite das Estrelas, espetáculo de stand-up e estreias no Cinema do Dragão são algumas das atrações. Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura mantém uma extensa e diversificada agenda ao longo da semana, com grande parte das ações culturais e formativas gratuitas ou com ingressos acessíveis. Mais sobre essas e outras atrações podem ser acompanhadas no site  www.dragaodomar.org.br . Cena Ocupa Nesta terça (19), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a Cia Bravia faz sua penúltima apresentação na temporada do espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer” no programa Teatro da Terça, produção que aborda a luta de mulheres contra a ditadura militar nos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres

Fortaleza é palco de maior congresso de novas tecnologias e internet

O 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 9º Congresso RTI de Data Centers serão realizados nos dias 11 e 12 de Abril e trazem temas como Internet das Coisas e tendências em fibra ótica e data centers. Além de convidados de todo o país, o evento terá a feira de exposição de produtos relacionados ao mercado da internet com participação de 50 empresas, entre elas a Angola Cables, Globenet, Furukawa, Skylane e Hostdime.

Pela segunda vez consecutiva, a Aranda Eventos traz para Fortaleza dois grandes eventos simultâneos que irão discutir com o público as novas tecnologias do mercado da internet, armazenamento de dados e também as novas oportunidades de negócios na área. É o 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 9º Congresso RTI de Data Centers, que acontecerão nos dias 11 e 12 de abril, no Hotel Praia Centro. Os eventos são voltados para os provedores de acesso à internet (Internet Service Provider, em inglês), profissionais e estudantes das áreas de data centers e TI ou até novos empreendedores do mercado de internet.

Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), atualmente existem 7.200 empresas regionais com licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), das quais 4.400 estão ativas. Tais provedores são os responsáveis por conectar cerca de 15% dos brasileiros com o mundo online – tendo totalizado 3,9 milhões de acessos no último mês de outubro – e ganham cada vez mais espaço no mercado da internet. De acordo com estudo realizado pela consultoria Teleco, os provedores regionais de internet vêm crescendo nos últimos três anos, assumindo a ponta em municípios onde as grandes operadoras não fornecem banda larga de alta velocidade.

Outro grande destaque bastante atual do mercado da internet é a aplicação da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT), que vem abarcando cada vez mais projetos graças ao seu potencial de uso nas mais diversas áreas. Carros, eletrodomésticos e eletrônicos são apenas alguns dos exemplos nos quais a tecnologia de IoT é bastante utilizada. Essa “popularização” tanto na indústria quanto no meio acadêmico exige maiores investimentos de melhorias na rede de fibra óptica, uma vez que a aplicação de IoT necessita de uma conexão extremamente rápida. Estima-se que um veículo, com seus milhares de sensores, câmeras e atuadores, chegue a consumir 4000 Gb no período de oito horas.

Alto potencial do mercado local
De acordo com a Coordenadora dos Congressos, Sandra Mogami, os dois congressos retornam a Fortaleza após o sucesso no ano passado, que contou com a participação de mais de 800 pessoas. “Atualmente, o Nordeste é um novo polo de tecnologia no Brasil, principalmente o Ceará. Fortaleza hoje concentra um importante polo, sendo um hub de telecomunicações com cabos submarinos ligando o Brasil a continentes como África e Europa e também aos Estados Unidos, além dos grandes data centers construídos na capital”, explica.

Os avanços da tecnologia no estado têm como um dos responsáveis um case de sucesso: o empresário José Roberto Nogueira, presidente da Brisanet, exemplo de provedor de internet local que conecta cidades do interior do Ceará, Paraíba e Pernambuco com o mundo online. Outro exemplo importante é a implantação do Cinturão Digital do Ceará, do Governo do Estado, interligando quase metade do território cearense com cabos de fibra óptica, o que pode ser usado pelos provedores para levar internet banda larga para o interior. “Tudo isso ajuda a compor o importante polo tecnológico da região, conectando áreas residenciais, comerciais e empresariais, gerando um mercado crescente e promissor”, avalia Sandra.

Programação dos Congressos RTI
O primeiro dia dos congressos simultâneos acontece no dia 11 de abril a partir das 14 horas. Os destaques ficam com as palestras de abertura de Gilberto Studart Gurgel Neto, Gerente Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que vai apresentar a evolução tecnológica e as perspectivas do mercado de banda larga no Ceará, e de Américo Tristão Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que vai falar sobre o programa Internet para todos. Ainda no dia 11 haverá a palestra de Renan Hannouche Torres, Chief Digital Officer (CDO, ou Chefe Digita) da HostDime, sobre o futuro e as mudanças exponenciais da tecnologia.

Já no dia 12, os temas abordados são mais técnicos e voltados para o mercado de provedores de internet e data centers. Os participantes poderão assistir a palestras sobre Sistema Autônomo, com Eduardo Barasal Morales, Analista de Projetos da NIC.br; Redes Ópticas para a era Zettabyte, com Marco Scocco, da Technical Manager da Sterlite Conduspar; Vantagens e obrigações do pequeno provedor, com Renato Sales Bizerra Aguiar, Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Carrier Ethernet para provedores, com o consultor Leonardo Furtado; Atualidades legislativas para os provedores, com Cristiane Sanches de Souza Corrêa, Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Linhas de crédito para provedores, com André de Castro Pereira Nunes, Superintendente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e o Painel de debates sobre empreendedorismo, desafios e recomendações para o sucesso dos provedores, com André Luís Martins Ribeiro, CEO da AR1 Services, Nicolas Pinheiro Bueno, Consultor da INB e Nicola Sanchez, Idealizador da Empreender.ISP.

Além das palestras, durante os dias 11 e 12 também haverá a feira de exposições com entrada gratuita. Ao todo, 50 empresas estarão participando com produtos relacionados à área da tecnologia, como cabos de fibra óptica, por exemplo. Entre os destaques, estão a Angola Cables, Globenet, Furukawa, Skylane e Hostdime. No dia 11, a feira estará aberta para visitação das 13h às 18h, e, no dia 12, das 11h às 18h.

Congressos RTI
Em sua sexta edição, o Congresso de Provedores é realizado desde 2013 em diferentes cidades do país, passando por São Paulo, Recife, Natal e Belo Horizonte devido à característica regional desse mercado. Mais de 400 pessoas e empresas participam anualmente do Congresso.

Realizado desde 2008 em São Paulo, neste ano o Congresso de Data Centers será realizado novamente em Fortaleza devido ao potencial de investimentos na região Nordeste. Além do ambiente favorável do ponto de vista geográfico e político, o mercado de data centers continua crescendo de forma significativa, impulsionado pelas aplicações cada vez mais digitais.

Serviço:
O que: 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e 9º Congresso RTI de Data Centers
Quando: 11 de abril, das 14h às 18h; 12 de abril, das 9h às 18h
Onde: Hotel Praia Centro, Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema
Inscrições: www.arandanet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.