terça-feira, 17 de abril de 2018

GRATUITO - Grupo Dona Zefinha vai ao Centro de Fortaleza


Contemplado por meio do edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018, o projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e realizado pela Casa de Teatro Dona Zefinha.

Depois de circular durante o mês de março por cidades da Paraíba e do Ceará, incluindo uma apresentação em Fortaleza, o grupo Dona Zefinha retorna à Capital para mais dois dias de programação do projeto Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”, dias 17 e 19 de abril. O projeto é contemplado pelo edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018. Toda a programação tem acesso gratuito.

A circulação comemorativa aos 25 anos de carreira do grupo traz a Fortaleza dois espetáculos para público de todas as idades e uma ação formativa destinada a profissionais da cultura (educadores/professores e estudantes). No dia 17 de abril (terça-feira), às 13h, será realizada a “Vivência Cenomusical” na Escola Municipal João Saraiva Leão, e, às 16h30, apresenta o espetáculo “O casamento de Tabarim”, na calçada do Theatro José de Alencar. E no dia 19, às 12h, o grupo Dona Zefinha estará no Foyer do Cineteatro São Luiz para encenar “Ch@furdo”. A direção é de Orlângelo Leal.

ESPETÁCULOS - SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

“O Casamento de Tabarim” (2003) - Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico, vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas. O destino cruel faz Tabarim se apaixonar por Angélica e para escapar das garras do velho e conseguir a mão da moça em casamento, aceita enfrentar Méfisto.

Classificação Indicativa: 12 anos. Comédia Teatral: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Joélia Braga, Ângelo Márcio e Paulo Orlando.Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

“Ch@furdo” (2013) - Em “Ch@furdo” três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

Classificação: LIVRE. Música Excêntrica/comicidade: 60min. Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio. Técnica:Junior Pereira e Vanildo Franco.

O PROJETO

Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” é um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que passa por cinco cidades. Começou em Sousa, na Paraíba, de 9 a 11 de março, esteve em Juazeiro do Norte de 22 a 24 de março, em Jaguaribe de 6 a 8 de abril e, além de Fortaleza, onde esteve no dia 27 de março e retorna agora nos dias 17 e 19 de abril, o Dona Zefinha encerra a temporada em Itapipoca, cidade do grupo, com programação de 11 a 13 de maio.

Esta é a quarta edição do projeto Dona Zefinha Volante, que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. Apresentada pelo do Ministério da Cultura e realizada pela Casa de Teatro Dona Zefinha, a nova circulação tem, além do Banco do Nordeste, o patrocínio das empresas Grande Moinho Cearense, Rubberloss e DASS.

SERVIÇO
Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” – Dias 17 e 19 de abril em Fortaleza. Dia 17, às 13h, ação formativa “Vivência Cenomusical” na Escola Municipal João Saraiva Leão (Av. Professor José Arthur de Carvalho, 42-258 - Lagoa Redonda). EspetáculosDia 17, às 16h30, “O Casamento de Tabarim” na calçada do Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 - Centro); Dia 19, às 12h, “Ch@furdo”, no Foyer do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro). As apresentações fazem parte do projeto de circulação “Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”. Acesso livre e gratuito. Informações: (88) 98870-0007.

CIRCULAÇÃO EM FORTALEZA (CE)
17 de abril | Terça-Feira
13h - Vivência Cenomusical Local: Escola Municipal João Saraiva Leão (Professor Jose Arthur De Carvalho, 50, Lagoa Redonda)
16h30 - Espetáculo O casamento de Tabarim. Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, Centro)
19 de abril | Quinta-Feira
12h - Espetáculo Ch@furdo. Local: Foyer do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.