Inscrições abertas e gratuitas para o curso Quadrinhos em Sala de Aula


Estão abertas as inscrições para o curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações, da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A proposta é fornecer aos profissionais da educação, quadrinistas e pesquisadores os principais elementos da linguagem, particularidades e recursos dos quadrinhos, além de estimular o seu raciocínio crítico, criatividade e a imaginação.
Com 160h, na modalidade de ensino a distância (EaD), a iniciativa é gratuita e aberta para todo o País. O curso é composto por 12 fascículos, 12 videoaulas (com transmissão na TV O POVO / Canal Futura), 12 radioaulas (em podcasts no AVA e transmitidas pela rádio O POVO-CBN AM 1010), quatro webconferências, encontros presenciais e lançamentos de produtos voltados para a temática. Os inscritos receberão, ao término do curso, certificação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os fascículos serão encartados no O POVO, às segundas-feiras, de 9 de abril a 25 de junho. O tema da primeira edição é “As HQs e a Escola”, assinada por Waldomiro Vergueiro, que também é coordenador de conteúdo.  As videoaulas serão transmitidas às quintas, às 16h30min, e as radioaulas aos sábados, às 9 horas.
A coordenação geral é de Raymundo Netto, o projeto gráfico é assinado por Dhara Sena e as ilustrações de Cristiano Lopez.
O material estará disponível no site ava.fdr.org.bronde também é possível conferir a programação e calendário completos.

Edição 1 – o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, do projeto HQ Ceará, lançado em 2016, foi premiado com o Troféu HQMix 2017, na categoria especial Grande Contribuição, considerado o mais importante na América Latina. O curso contou com 12 fascículos, 12 videoaulas, três cursos, seis oficinas, duas palestras e dois shows temáticos.

FASCÍCULOS E AUTORES

1 - As HQs e a Escola (Waldomiro Vergueiro)
2 – HQs: mídia parceira da pedagogia e do currículo (Cláudia Sales)
3 - A Linguagem dos Quadrinhos (Daniel Brandão)
4 – A Arte dos Quadrinhos (Weaver Lima)
5 – Quadrinhos no Contexto Digital: webcomics, HQtrônicas e HQ transmídia (Paulo Amoreira)
6 – Tiras em Quadrinhos (Paulo Ramos)
7 – Charges e Cartuns (Rozinaldo Antonio Miani)
8 – Mangás (Sonia Bibe Luyten)
9 – Revistas em Quadrinhos e Graphic Novels (Roberto Elísio dos Santos)
10 – Fanzines (Gazy Andraus)
11 – Literatura em Quadrinhos (Renata Farhat Borges)
12 - Uso dos Quadrinhos no Ensino da Cultura Negra (Nobu Chinen)


SERVIÇO
Curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações
Inscrições gratuitas em  
ava.fdr.org.br 

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.