sexta-feira, 13 de abril de 2018

Jazz em Cena tem neste sábado 14/4, no CCBNB, show Tributo a Dexter Gordon, com o saxofonista Jorge Doudement. Entrada franca


Um dos mais promissores destacados músicos da nova safra de Fortaleza, Jorge Matteus Doudement, saxofonista tenorista que vem ganhando muitos aplausos em apresentações com diversas formações, apresenta especialmente para o Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, um espetáculo inédito, no sábado, 14/4, às 19h: o show "Tributo a Dexter Gordon", reverenciando, literalmente, um dos maiores saxofonistas de todos os tempos (conhecido como "o gigante sofisticado", por seus 1m98), um dos pioneiros do bebop. A entrada é franca, como em todos os shows do projeto Jazz em Cena.

A direção musical é de Jorge Matteus Doudement e do maestro Luciano Franco, que também toca a guitarra. Com ele e Jorge no palco do CCBNB estarão Stênio Gonçalves (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e Paulinho Santos (bateria).

Integrante da Big Band Unifor, regida pelo maestro Robson Lima, Jorge Matteus Doudement é mais um notável instrumentista egresso da experiência de formação musical do Sesi - Barra do Ceará, projeto desenvolvido pelo maestro Vasken Fermanian, com regêncio de Marcio Mendonça e onde Jorge se iniciou ainda na infância. Tendo tocado também bateria, bombardino e trompete, adotou o saxofone em definitivo já aos 12 anos, abraçando desde os 15 o estudo e a prática da improvisação como sua grande meta artística.

A partir dos 18 ampliou seus conhecimentos com o grande saxofonista Marcio Resende (já aplaudido em diversos shows do Jazz em Cena), seu professor no bacharelado em saxofone na Universidade Estadual do Ceará. Além de ter contado com a oportunidade de estudar, em oficinas e festivais, com músicos do porte do pianista americano Adam Faulk e dos violonistas brasileiros Zé Paulo Becker e Tarcísio Sardinha, verdadeiras referências no instrumento e na improvisação.

O saxofonista norte-americano Dexter Gordon (1923-1990) é um dos músicos que mais influenciaram o jovem Jorge Matteus, por sua obra construída ao longo de toda a uma vida dedicada a apresentações com gigantes como Louis Armstrong, Charles Mingus, Tadd Dameron e Billy Eckstine. Os duetos de saxofone com Wardell Gray, registrados em vários discos no fim da década de 40, se tornaram uma de suas marcas registradas, assim como os álbuns que gravou pela Blue Note Records em intervalos de sua longa temporada na Europa. Trabalhos como "Doin´Allright", "Dexter Calling", "A Swingin´ Affair", "Our Man in Paris" e "Gettin´ Around".

Outro disco de destaque é "Ballads", com sua capa enfumaçada, registro de uma pausa para o cigarro. Uma coletânea de gravações realizadas entre 1961 e 1978, que ressaltam toda a musicalidade, a elegância e a criatividade de Dexter, tanto na exposição suave, a la Stan Getz, de cada tema, quanto no generoso espaço para a improvisação. 

Cheio de grandes clássicos, o disco é obrigatório tanto para quem deseja descobrir a obra do saxofonista, quanto para quem já a conhece e deseja uma síntese de suas dores e delícias. Vale lembrar também o hábito de Gordon, de recitar os versos das baladas, antes de tocá-las ao vivo, sempre procurando se comunicar ao máximo com a plateia. Outra curiosidade: o mestre Duke Ellington foi paciente do pai de Dexter Gordon, Dr. Frank Gordon, um dos primeiros médicos "afroamericanos" em Los Angeles, na década de 20.

Para o show especialmente preparado para o projeto Jazz em Cena, Jorge Matteus Doudement selecionou um repertório mais do que esmerado, incluindo os clássicos "Darn that dream", "Body and soul", "Love for sale", "Round midnight" (uma referência também ao filme de 1986, em que Gordon atuou como ator) e "As time goes by". Certeza de um refinado encontro entre juventude e história, na transversal do tempo, como só a música pode proporcionar.

SERVIÇO
Jazz em Cena - Show Tributo a Dexter Gordon. Com Jorge Matteus Doudement e grupo. Sábado, 14/4, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). Rua Conde D´Eu, 560, Centro. ENTRADA FRANCA. Informações: Facebook Jazz em Cena.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.