Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

​​MPCE inspeciona todas as entidades de acolhimento do Ceará


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o suporte do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), realizou fiscalização, de janeiro a março deste ano, em todas as entidades de acolhimento institucional do Ceará e em unidades de semiliberdade e de internação do interior do Estado. Ao todo, foram realizadas 65 inspeções nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Aquiraz, Horizonte, Pacajus, Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Jaguaruana, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Missão Velha, Morada Nova, Nova Russas, Orós, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Viçosa do Ceará.

Participaram das visitas, a equipe técnica do CAOPIJ, formada por assistentes sociais e psicólogas, e os promotores de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, Região Metropolitana e Comarcas do interior do Estado. Ao final, foram gerados 65 relatórios técnicos que foram encaminhados aos promotores de justiça, dentro do prazo estipulado, dia 15 de abril, para que realizem o preenchimento das informações no sistema de resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Nas instituições visitadas na Região Metropolitana, verificou-se melhorias na estrutura física dos equipamentos, na organização e atuação das equipes técnicas e na interação com os demais serviços que integram a rede socioassistencial. Entretanto, outros problemas permanecem, como crianças acolhidas há mais de um ano e meio, contrariando a legislação vigente no que se refere ao tempo de acolhimento.

Em Fortaleza, constatou-se a melhora no acondicionamento e controle dos prazos de validade de produtos, diferente da inspeção anterior realizada pelo promotor de Justiça Luciano Tonet, quando foram apreendidos diversos alimentos e medicamentos vencidos e impróprios para o consumo. “Contudo, há muito a ser feito, pois temos procedimentos em andamento na 6ª Promotoria de Justiça que tratam da insuficiência do número de entidades de acolhimentos e de equipes técnicas, da falta de capacitação dos profissionais, problemas na rede de referência, especialmente nos Caps e Creas entre outras questões”, ressalta Tonet.

Já nas inspeções realizadas nas entidades do interior do Estado, os municípios com maiores avanços foram: Aracati, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Russas e Orós, em comparação à inspeção de 2017. Nas demais cidades, foram encontradas algumas irregularidades como a ausência de equipe técnica, de documentações, de metodologia de trabalho, infraestrutura inadequada, dentre outras irregularidades.

Segundo o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do CAOPIJ, a participação das técnicas do Centro foi importante para os resultados alcançados e houve avanços na maioria das entidades visitadas. “Podemos afirmar que o trabalho realizado em parceria com os promotores de Justiça trouxe resultados positivos para promover a melhoria desses equipamentos e, consequentemente, garantir um atendimento com qualidade às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, comemora o promotor de Justiça e toda a equipe técnica do Centro de Apoio.

Essa ação faz parte do Plano de Atuação Estratégica do CAOPIJ para fortalecer o trabalho das Promotorias de Infância e Juventude em todo o Estado. O cronograma de inspeções foi planejado em atendimento ao artigo 94 da lei nº 8069/0 e às Resoluções 67 e 71 do CNMP que dispõe sobre a atuação dos membros do MP na proteção e defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e em cumprimento de medida socioeducativa de internação e de semiliberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.