segunda-feira, 16 de abril de 2018

Narrações de histórias para crianças e adolescentes fazem parte da Semana do Livro e da Biblioteca em Juazeiro


Juazeiro do Norte comemora a Semana do Livro e da Biblioteca, entre os dias 16 a 19 deste mês, com uma série de atividades realizadas pelo Sesc, braço social do Sistema Fecomércio  - Ce. Com o tema “Leitura e fantasia unidas para construção do conhecimento”, a programação aberta ao público oferece monólogos literários, narração de histórias, lançamento de livros.

Voltada especialmente às crianças e adolescentes, a Semana do Livro e da Biblioteca incentiva a leitura e estimula a construção do conhecimento. Com a ação, o Sesc reforça a importância do ato de ler, divulga o papel da biblioteca como instrumento de democratização e promove manifestações literárias e culturais, narração de histórias, rodas de conversa, lançamento de livros, performances e monólogos para a comunidade estudantil.

As atividades são alusivas a duas datas: o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, em 29 de outubro e o Dia Nacional do Livro Infantil, que é celebrado dia 18 de abril em homenagem a Monteiro Lobato.


Programação

Atividade: Narração de histórias - Balaio de Contos Populares com Bette Gomes
Data: 16/4 (segunda-feira)
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227, Centro, Juazeiro do Norte)
 Horário: 9h
Sinopse: Um balaio de palha, típico da cultura nordestina, dentro de vários elementos leva, às crianças e jovens, narrativas dos contos populares. Cada livro retirado do cesto ,torna-se uma história para o público

Atividade: Lançamento do livro - “A Cidade que Veio das Águas” de Fátima Teles, com narração de Andrea Duarte (Boneca Lili) / Françoi Alcântara (Palhacinha Alegria)
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227, Centro, Juazeiro do Norte)
Horário: 14h
Sinopse: Essa obra resgata a lenda do açaí, fruto que é paixão do povo paraense. A história é contada através do diálogo de um curumim com as águas do Guarajá.

Atividade: Narração de histórias - "O Passo do Sagrado"  com narração de Thaylita Feitosa
Data: 16/4 (segunda-feira)
Local: Escola Infantil Poço de Jacó
Horário: 9h
Sinopse: A fertilidade da terra, a fluidez dos rios, a magia do fogo,a agilidade do ar, toda a natureza em confluência no cotidiano sagrado dos nossos ancestrais.

Atividade: Monólogo literário com narração de André de Andrade
Data: 16/4 (segunda-feira)
Local: Escola de Ensino Fundamental Prefeito José Monteiro de Macêdo (Rua São Salvador, 104, São João do Cabrito, Juazeiro do Norte)
Horário: 9h30 e 15h30
Sinopse: Monólogo do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, intercalado com o poema “O Bicho”, de Manoel Bandeira, e com a música “A alma não tem cor”, de André Abujamra. A apresentação é realizada na escola, com a presença de turmas de estudantes e público geral. Logo após a apresentação, acontece um debate e uma explanação didática da temática consciência negra, combate ao racismo e discriminação. 50 min.

Atividade: Roda de Conversa - A Importância do Ato de Ler. Mediadores: Antônio Valdizio, graduado em Letras (UFC) e especialista em Literatura Brasileira (URCA) e Alan Silva, estudante, poeta e escritor.
Data: 17/4 (terça-feira)
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa (Rua do Cruzeiro, 496, São Miguel, Juazeiro do Norte)
Horário: 9h
Sinopse: Uma conversa sobre a importância da leitura na formação do indivíduo, pela visão do educador e do educando. De um lado, um professor Literatura aposentado que ainda atua na área e outro um jovem adolescente que, desde criança, é apaixonado por leitura e escreve poemas, e que em breve lançará o seu livro.

Atividade: Roda de conversa - A Importância do Ato de Ler, mediadores: Antônio Valdizio e Alan Silva. Performance poética: Ovnis, autor: Lívio do Sertão
Data: 17/4 (terça-feira)
Local: Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes (Rua São Jorge, 440, Centro)
Horário: 15h30
Sinopse: O autor lança ao mundo pequenas plantas espinhosas sedentas de sol e água, vislumbrando a floresta poético-visual pós histórica do fim da arte; adubada com poesia, filosofia, agronomia e artes visuais .

Atividade: Narração de histórias - Aventuras da Palhacinha Alegria, com narração de Françoi Alcântara
Data: 17/4 (terça-feira)
Local: C.E.I. Ana Amélia Bezerra de Menezes Souza (Rua Vereador José Rodrigues da Costa, 230, Pirajá, Juazeiro do Norte)
Horário: 09h às 15h
Sinopse: A Palhacinha Alegria leva em sua mala muitas histórias e viaja pelo mundo espalhando alegria  com suas narrativas, contos, fabulas e lendas.

Atividade: Narração de histórias - A Panelinha Mágica: Conto Popular / Irmãos Grimm com narrador de Dasdores Santos
Data: 17/4 (terça-feira)
Horário: 9h
Sinopse: Era uma vez uma menina bem comportada, mas muito pobre, que vivia com sua mãe. Chegara a tal estado de pobreza, que não tinham nada para comer. Um dia, a menina foi ao bosque e lá encontrou uma velha, que sabendo da sua miséria, deu-lhe uma panela de presente. Vocês acham pouco? Mas era só dizer: “Ferve panelinha, ferve panelinha” para que ela se pusesse a cozinhar um mingau delicioso.

Atividade: Narração de histórias - Contos de Fadas, com Regiane Rodrigues
Data: 17/4 (terça-feira)
Horário: 15h
Sinopse: Uma fada que conta histórias traz a magia encantadora do fantástico mundo dos contos, nos quais o público dá vida aos personagens à medida que as narrativas acontecem. Um repertório que traz, desde a mágica vida imaginária, ao rico regionalismo real. Duração: 35 minutos.

Atividade: Narraçãqo de histórias - O Caixeiro Viajante e sua Mala de Histórias, com José Erismar
Data: 18/4 (quarta-feira)
Horário: 9h
Sinopse: O caixeiro viajante levará ao público suas histórias que mexem com o imaginário do ouvinte e envolvem os participantes. As  narrativas servem para imergir no giro de histórias ofertadas ao público infantil.

Atividade: Narração de Histórias - Histórias que o Povo Conta!!!, com Renê Rodrigues 
Data: 18/4 (quarta-feira)
Local: E.E.I.F. Pelusio Correia de Macedo (Rua Marieta Franca, 360, Santo Antônio, Juazeiro do Norte)
Horário: 15h
Sinopse: Cordéis e causos populares dão origem a narrativas contadas aqui e ali, e se transformam em histórias.

Atividade: Narração de Histórias - "Histórias Perdidas", com Andrea Duarte (Boneca Lili)  e Françoi Alcântara (Palhacinha Alegria)
Data: 18 e 19/4
Local: Biblioteca Pública Municipal Reitor Fernando Leite (Rua Luiz Gonzaga Junior, 104, Centro, Brejo Santo)
Horário: 9h e 14h
Sinopse: Uma boneca e uma palhacinha invadem a biblioteca em busca de histórias perdidas, para despertar no público o gosto pela leitura.


Serviço
Semana do Livro e da Biblioteca – Juazeiro do Norte e Brejo Santo
Data: 16 a 19/4

::Gratuito::

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.