Prefeitura de Juazeiro do Norte mobiliza equipes para atender áreas prejudicadas pelas chuvas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), está com equipes distribuídas na cidade, em áreas afetadas pelas chuvas, ocasionadas nesta quinta-feira, 05. O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, destaca a sua preocupação na recuperação das áreas atingidas, e determinou a realização de um trabalho intensificado pela cidade, no sentido de atender à população neste momento.

A secretária de Infraestrutura do Município, Gizele Menezes, ressaltou que este ano as chuvas estão sendo muito intensas, mas que o Município tem realizado serviços contínuos, para que a população sofra o mínimo possível com o impacto causado pelas chuvas.

Os trabalhos estão sendo feitos continuamente por meio da Operação Inverno, que começou a operar de forma integrada por meio das secretarias, e esse trabalho conta também com o acompanhamento da Defesa Civil.

De ontem para hoje, foram registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 50 milímetros de chuvas, até às 7 horas. Após esse horário, choveu intensamente na cidade, e algumas áreas, onde há problemas mais sérios de drenagem, ficaram alagadas, com dificuldade de locomoção de pedestres e veículos.

Semasp realiza monitoramento

Uma equipe de monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) está identificando áreas mais atingidas para enviar as equipes de trabalho. Os reparos dizem respeito a desobstrução de ruas e bueiros com a retirada de lama e entulhos, bem como recuperação de ruas esburacadas através de serviços de terraplanagem.

A Seinfra está projetando um muro de arrimo para ser construído na Rua das Dores, fazendo com que precipitações não cheguem até a via ocasionando crateras. Brevemente os serviços serão iniciados. 

Foi dada ordem de serviço para início de drenagem em vários pontos críticos da cidade, tais como na Rua Venceslau Pereira, outra no Bairro Lagoa Seca e em outras localidades que ainda estão sendo realizados estudos.

As drenagens irão amenizar e até sanar essas situações em períodos de grandes chuvas, como as que estão caindo sobre o Município nos últimos meses. “Estudos de como devemos proceder estão sendo feitos em outras áreas para solucionar cada ponto. A população pode ficar tranquila quanto a resolução desses problemas”, destacou a Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes.

Rua Venceslau Pereira

A drenagem será responsável pela recuperação da rua, destruída nos últimos anos em função das chuvas e erosão na área, e terá duração de 6 a 8 meses. Espera-se que no final do ano seja concluída.

No local será feita uma drenagem com galerias de concreto nas dimensões de 2,5 por 2,0 metros. Atualmente já existe um trecho de drenagem executado no final da rua, finalizando na Avenida do Contorno. Então será dado continuidade ao serviço de onde parou até a Avenida Padre Cícero.

Rua Padre Manoel Germano

Acontecerá ainda uma drenagem na Rua Padre Manoel Germano, localizada no bairro Lagoa Seca. Esta obra é mais complexa pois a bacia hídrica do bairro, naquela região, é maior e vem de várias ruas acima. “Será feita a topografia do local em volta para que o projeto possa interferir de maneira eficaz e assim o problema possa ser resolvido”, disse Gizele.

As obras fazem parte de um contrato geral de drenagem que irá contemplar diversas áreas da cidade. A Seinfra está pontuando os loais críticos para serem atendidos, conforme a ordem de prioridades e recursos disponíveis, por serem obras consideradas mais complexas e que requerem um aporte maior de recursos. 

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.