Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

RioMar Fortaleza, em parceria com a Linguista Tânia Dourado, lança Campanha Social para arrecadação de vestidos para crianças africanas


A campanha ‘Um Vestido para Tutti’, idealizada pela escritora cearense Tânia Dourado, pretende arrecadar mais de mil vestidos novos para meninas do Malawi, na África

            Nesta sexta-feira, 06 de abril, às 19h, a Livraria Leitura do RioMar Fortaleza recebe o lançamento do livro ‘Um Vestido para Tutti’, da escritora e doutora em linguística Tânia Dourado. A escritora se inspira no drama das meninas do Malawi para falar do papel da moda na construção identitária das crianças.

            Segura de que um simples vestido pode ser um elemento revelador na vida de uma menina, sendo capaz de iniciar uma nova forma dela olhar a si mesma e de se mostrar para o mundo, a autora, em parceria com o RioMar Fortaleza, lança uma campanha com o objetivo de sensibilizar as pessoas a doarem vestidos novos para crianças em situação de extrema pobreza, no Malawi, na África.

            A Campanha Um Vestido para Tutti ocorrerá de 06 de abril a 07 de maio. Uma urna estará à disposição do público durante esses trinta dias para receber as doações dos vestidinhos. A expectativa é que sejam arrecadados mais de mil vestidos novos, que serão entregues às meninas do Malawi pela autora, em outubro, no Mês da Criança. Qualquer pessoa pode doar. A urna ficará no Piso L2, em frente à livraria Leitura do RioMar Fortaleza, de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 10h30 às 22h.

Sobre o Livro
            O leitmotiv do livro nasceu de uma matéria sobre a americana Lillian Weber que aos 94 anos decidiu confeccionar um vestido por dia para as meninas do Malawi. Ao morrer, Lillian já havia confeccionado mil vestidos, cada vestido diferente do outro.
            O nome da personagem-título, no entanto, é uma homenagem à filha da autora do livro, que morreu em 2001, ainda na maternidade, antes de ganhar a boneca negra que Tânia havia comprado para ela. “A história das meninas do Malawi chegou ao meu conhecimento no final do meu doutorado em linguística. Enquanto escrevia minha tese sobre comunicação de moda e analisava o discurso das campanhas de marcas de luxo, meninas do outro lado do mundo não tinham um vestido sequer. Eu falava de moda e identidade na hipermodernidade e aquelas meninas não tinham nada que as singularizasse, nada que as tornassem diferentes umas das outras”.
            Segundo a escritora, Um vestido para Tutti é um projeto que já nasceu grande, atravessando fronteiras. A primeira delas é falar de moda, identidade e empoderamento em um contexto de miséria e abandono absoluto.

Sobre Tânia Dourado

Escritora e doutora em Linguística, Tânia Dourado é autora de vários livros, entre eles, “Cadê a criança que estava aqui?”, primeiro livro infantil da literatura mundial a trazer um personagem com autismo.  Ela também já atuou nas mais diferentes áreas de comunicação, como professora universitária, roteirista, apresentadora de programas culturais. Através de sua obra, ela amplia o alcance de um discurso literário, favorecendo uma cultura de inclusão e respeito às diferenças.
 SERVIÇO
Lançamento da Campanha e do livro Um Vestido para Tutti
Data: 06 de abril
Local: Livraria Leitura, Piso L2 – RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Horário: 19h
Doações de vestidos para Campanha: 06 abril a 07 de maio na urna em frente à Livraria Leitura.
Telefone: (85) 3066-2000
Entrada gratuita





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.