Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania inscreve participantes


Rodas de conversa, shows, performances e videodebates acontecem no Teatro Sesc Emiliano e marcam o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

O Sesc, Serviço Social do Comércio, instituição integrante do Sistema Fecomércio, realiza há quatro anos o Diálogos Sesc Sobre Diversidade Sexual e Cidadania, que acontece de 8 a 11 de maio em diversos locais de Fortaleza e, de 15 a 17 de maio, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz.
Dias 15, 16 e 17 de maio, o Teatro Sesc Emiliano Queiroz sediará o Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania, que compõe o Diálogos sobre Diversidade (ver programação). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do Desenvolvimento Comunitário da Unidade Sesc Fortaleza: 3452.9081 / 3452.9082 / 3452.9094.Durante os três dias do Seminário, serão recebidas doações de produtos de higiene, limpeza e alimentos para o Abrigo Thadeu Nascimento, que acolhe pessoas trans em situação de vulnerabilidade.
Construído pelo setor de Desenvolvimento Comunitário do Sesc em  parceria com movimentos sociais e órgãos públicos, o Diálogos promove, durante sete dias, rodas de conversa, momentos de integração comunitária, shows, performances, videodebates e oficinas  em  escolas públicas, em um Centro de Referência de Assistência Social, institutos, abrigo de pessoas trans e no Teatro Sesc Emiliano Queiroz.
Os debates sobre pluralidade sexual, combate à LGBTfobia, vulnerabilidade social e violência contra homens e mulheres trans, negação de direitos aos/às gays, lésbicas, bissexuais e transexuais e sua estigmatização pela mídia são algumas das 28 ações pelo Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio).
A mediação dos debates é conduzida por educadores sociais, militantes, ativistas, pesquisadores de gênero, defensora pública e representantes do poder público em defesa da população LGBT (ver lista completa). As ações socioeducativas pretendem refletir sobre as violências simbólicas e concretas no cotidiano das pessoas LGBT e empoderá-las com conhecimento sobre seus direitos.
O Diálogos Sesc Sobre Diversidade Sexual e Cidadania terá também performances de artistas drag queens, o Show Drag's Disco Soul, a apresentação do Afoxé Omõrisá Odé e cinedebate  sobre homofobia nas escolas.

Serviço

Diálogos Sesc Sobre Diversidade Sexual
Data: 8 a 11 e de 15 a 17 de maio
Inscrições: Setor de Desenvolvimento Comunitário Unidade Sesc Fortaleza pelos telefones: 34529081 / 9082 / 9094

Programação
8/5
Diálogos Contemporâneos sobre Diversidade Sexual e CidadaniaAção: Roda de conversa acerca das identidades de gênero, orientações sexuais e das pluralidades dentro do universo das diversidades sexuais.
Horário: 9h
Local: Escola General Eudoro Corrêa. R. Júlio Braga, 101, Parangaba.
Mediação: Álex Araújo, educador e analista assistencial do Sesc Fortaleza.

Evento de abertura
Horário: 18h
Ação: O IV Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania inicia duas semanas intensas de atividades socioeducativas. Vários pontos da cidade e a Unidade Sesc Fortaleza recebem a programação.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro)
Mediação: Labelle Rainbow, travesti e conselheira Municipal LGBT, coordenadora do For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual.

Debate: Vulnerabilidades nas vivências TRANS: vencendo os conflitos.
Ação: Apresentação do Abrigo Thadeu Nascimento, casa de acolhimento para pessoas trans em situação de vulnerabilidade.
Horário: 18h20
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz. (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro)
Mediação: Kaio Lemos, homem trans, ativista e diretor do Abrigo Thadeu Nascimento.

Roda de conversa sobre acesso aos direitos da população LGBTAção: Nessa roda de conversa serão explanados os direitos das pessoas LGBT que estão na pauta do legislativo e que já foram conquistados, como o uso do nome social e oatendimento de saúde no Ambulatório para Atendimento à Pessoa Trans do Ceará.
Horário: 18h40
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Mediação: Sandra Moura de Sá, defensora pública do Estado do Ceará, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC)

Espetáculo Lágrimas Secas do Sertão
Sinopse:
 O espetáculo conta a sofrida história de superação e fé do povo nordestino com músicas dubladas sobre o tema. Os personagens místicos se confundem com a realidade do sertanejo e a as figuras emblemáticas de uma cangaceira, uma retirante e uma moça humilde do interior. Lágrimas Secas do Sertão canta o lamento, a fé e sobrevivência desse povo tão sofrido do Sertão do Brasil.
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro)
Mediação: Cia No Salto


9/5
Debate: Diversidade e Direito a CidadeAção: Analisar a visibilidade a população LGBT na mídia impressa e refletir sobre temas da atualidade.
Horário: 9h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro João XXIII. 
Rua Visconde de Cauipe, 200.
Mediação: Dediane Souza, travesti, ativista e militante LGBT.

Roda de Conversa: Masculinidades Positivas: a (des)construção de
masculinidades possíveisAção: Dialogar sobre como os transmasculinos constroem sua masculinidade dentro de uma sociedade marcada pelo machismo e sexismo, e como desconstroem a cis-heteronormatividade através de suas práticas e experiências.
Horário: 14h
Local: Instituto Doutor Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância.  Rua Eretides Martins, 977, São Gerardo.
Mediação: Kaio Lemos, homem trans, ativista e diretor do Abrigo Thadeu Nascimento, onde pessoas trans em situação de vulnerabilidade são acolhidas.


10/5
Roda de conversa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos no combate à homofobiaAção: O Sesc atua pelo o respeito da Diversidade em suas múltiplas dimensões e organiza, há quatro anos, o Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania. A atividade de educação em Saúde discute aspectos sobre homofobia, direitos, saúde e prevenção.
Horário: 8h30
Local: Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (JCPM). Rua Desembaragdor Lauro Nogueira, 1500. Shopping Riomar Fortaleza.
Mediação: Lidiane Dantas, educadora em Saúde.


Diálogos Contemporâneos sobre Diversidade Sexual e CidadaniaAção: Nessa roda de conversa, estudantes conversam sobre identidades de gênero, orientações sexuais e das pluralidades dentro do universo das diversidades sexuais.
Horário: 14h
Local: Escola Tiradentes. Rua Vera Cruz, 1645 Parque Potira – Caucaia.
Mediação: Álex Araújo, educador e analista assistencial do Sesc Fortaleza.                    


11/5

Oficina de filtro dos sonhos da diversidade
Ação: Pessoas trans, acolhidas no Abrigo Thadeu Nascimento, constroem um filtro dos sonhos e refletem sobre o significado das cores da bandeira do arco-íris, símbolo de resistência LGBT.
Horário: 9h
Local: Abrigo Thadeu Nascimento (Rua Jaime Benévolo, 922, José Bonifácio)
Mediação: Sara Mendes, artesã participante do projeto Rede de Artesãos Sesc.

Roda de conversa sobre lesbofobia e questões do cotidianoAção: Mostrar diferentes esferas do preconceito contra mulheres lésbicas e mais amplamente, contra a sociedade LGBT, discutindo aspectos do cotidiano.
Horário: 14h
Local: Projeto Guadalajara. Rua Sacy, 1049-B. Parque Guadalajara, Caucaia.
Mediação: Marilia Oliveira, mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará, fotógrafa, professora e pesquisadora da imagem e da palavra para composição de autobiografias. 

15/5

Abertura do Seminário Diálogos   sobre Diversidade Sexual e CidadaniaAção: Desenvolver temáticas voltadas, tanto para acadêmicos, como para movimentos sociais e abranger vários eixos temáticos da população LGBT.
Horário: 8h30
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro)
Mediação: Amanda Felix e Lauana Amora Leal, travestis, ativistas e militantes LGBT.

Debate: Vulnerabilidades nas vivências trans: vencendo os conflitos.
Ação: Apresentação do Abrigo Thadeu Nascimento, onde pessoas trans em situação de vulnerabilidade são atendidas. Diálogo sobre as diversas vulnerabilidades que as pessoas trans vivenciam durante o processo de transição e elaboração de estratégias de apoio.
Horário: 9h
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Kaio Lemos, homem trans, ativista e diretor do Abrigo Thadeu Nascimento

Integração comunitária com Epitáfia FariasAção: Essa vivência traz, não só o glamour da arte Drag Queen, mas também a força e resistência da população negra LGBT. Bicha, preta, periférica, estereótipos que muitas vezes são impostas a um ser humano.
Horário: 9h20
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Jhonatan Carneiro, ator, performer e drag queen

Cinedebate: Homofobia e EscolaAção: Possibilitar ao público uma forma diferenciada de refletir e debater sobre homofobia nos ambientes escolares.
Horário: 9h40
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Lucas Lins e Aglailton Bezerra, criadores do Canal Do Nosso Lado no Youtube e da página homônima no Facebook, espaços de defesa dos direitos humanos e de oposição ao conservadorismo.

Integração Comunitária com Xicca QueenAção: Performance de Xicca Queen,  chega no cenário cultural LGBT da cidade com uma perspectiva de trazer a originalidade e sua nacionalidade, fazendo um misto em sua performance com ritmos pop latinos a performer propõe uma apresentação intensa.
Horário: 14h
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Valdeir Silva, performer e drag Queen

Roda de conversa sobre saúde mental da população LGBT
Ação: Debater e refletir sobre as questões da saúde mental da população LGBT
Horário: 14h30
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Marília Barreira, d
outoranda em Psicologia na Universidade de Fortaleza, estudiosa de ciberativismo LGBT no Youtube, identidade social e homofobia internalizada.

Show Drag's Disco Soul
Ação: Um show musical de celebração a cultura LGBT a partir de canções
clássicas que embalaram as pistas de dança do mundo inteiro desde os anos 70 até os dias atuais.
Local: Área de convivência da Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)
Horário: 17h
Mediação: Beatrice Papillon e Pepita York, atrizes, cantoras, performers e drag queens.


16/5

Integração Comunitária com Tatihari Cômica
Ação: 
Tatihari traz muitos olhares sobre o público LGBT, apresentando números artísticos icônicos, como uma guardiã de memórias do segmento e das noites pulsantes de Fortaleza.
Horário: 9h
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Tatihari Cômica, ator, performer e drag Queen.

Debate: Diversidade sexual na velhice
Ação: Pesar sobre o indivíduo e os diversos processos de envelhecimento:  mudanças corporais e comportamentais, afetividade, os conflitos emocionais e a vivência da sexualidade durante a velhice. As imposições sociais e sexuais que envolvem o envelhecer. Representações do masculino e do feminino na velhice. Diversidade sexual e de gêneros na fase da velhice.
Horário: 9h30
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Mediação: Kelly Menezes, doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará, investiga as áreas de velhice, corpo, gênero e educação.

Integração Comunitária com Karolaynne Carton
Ação: Apresentação de Karolayne Carton, integrante do Coletivo Artístico As Travestidas desde 2008. Em suas performances, tem uma veia ligada ao funk e pop brasileiro, atravessando o mundo pop internacional.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 14h
Mediação: Ítalo Lopes, ator, performer e drag Queen. 

Roda de Conversa sobre transfeminismo na contemporaneidade
Ação: Discutir elementos introdutórios ao transfeminismo: O que é cissexismo e cisgênero? Sexualidade e Identidades de gênero; (Des)patologização das identidades trans; Transfeminismo: disputas e tensões feministas.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 14h30
Mediação: Ana Flávia e Fran Costa, ativistas e membros do Abrigo Thadeu Nascimento.

Integração comunitária com Afoxé Omõrisá OdéAção: A região do Grande Bom Jardim, onde este projeto acontece, possui todo o potencial para acolher mais essa manifestação cultural. Com a premente necessidade da inclusão e da promoção da cultura e do lazer contrapõe- se ao estigma da violência tão presente na comunidade, que infelizmente, é uma realidade cotidiana.
Local: Área de convivência da Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)
Horário: 17h
Mediação: Afoxé Omõrisá Odé


17/5

Integração comunitária com Patrícia DawsonAção: Por meio das cores e movimentos, a arte do transformismo chega com tons de empoderamento racial e identitário.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 9h
Mediação: Patrícia Dawson, mulher trans, atriz do Coletivo Artístico As Travestidas e performer.

Vídeodebate: Genocídio da população negra LGBTAção: Na proposta de evidenciar a importância do respeito as identidades plurais,
e o enfrentamento às formas de genocídio das populações LGBTs Negres e ainda o fomento a auto organização política destes/as.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 9h30
Mediação: Sudário Mesquita, ativista, militante do movimento negro/LGBT

Integração comunitária com Rayanna RayovackAção: Apresentação de Rayanna Rayovack, um dos ícones LGBT's das noites de Fortaleza. Ela mostra versatilidade atuando como Drag Queen, DJ e com produção de acessórios para vários outros artistas da cidade e do país. Em 2018, a artista traz em seu repertório números em homenagem ao Teatro de Revista, aos Cabarés Burlescos e aos Clássicos do Cinema Musical.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 14h
Mediação: Dan Vieira, ator, performer e drag queen

Roda de Conversa sobre Teoria Queer e suas nuancesAção: Exposição sobre a compreensão social e linguística do termo Queer, originado da cultura norte-americana e disseminado midiaticamente através de materialidades, performatividades, de imaginários bichas ao longo do século XX.Explanação sobre campo contemporâneo da cultura comercial e militância do universo LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transvestigêneros, Queers, Intersexuais e outros).Apresentação do conceito de mídia-bicha como uma possibilidade estética de existência e/ou como work in process naarte contemporânea, e dos efeitos perlocutórios destes fenômenos no universo dos gêneros em trânsito.
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, nº 1701 – Centro).
Horário: 14h30
Mediação: Thomas Saunders (Ginger), ator, performer, drag Queen, mestre em Comunicação pela UFC e pesquisador na  área de gênero,arte, 
corpo; identidades LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transvestigêneros, Queers, Intersexuais e outros)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.