Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

ARTIGO DA PARCERIA COM A FACULDADE ATENEU - GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – UMA NECESSIDADE NOS DIAS ATUAIS



Por Profº Dr. Ernesto Cezar X Castro Filho*

O mundo corporativo no momento atual está repleto de novas tecnologias, com plena utilização da internet, o que interfere nos processos e no alcance dos objetivos organizacionais, gerando constantes transformações, exigido melhorias no relacionamento nas organizações, principalmente entre seus stakeholders. A necessidade de um maior controle por parte dos acionistas no que diz respeito à transparência e prestação de conta nas decisões tornou a Governança Corporativa (GC) imprescindível na administração estratégica das empresas.

Segundo Ferreira, a Governança Corporativa surgiu nos Estados Unidos nos anos 90 com a criação de regras e normas que viessem a proporcionar uma boa gestão empresarial, em detrimento dos possíveis abusos por parte dos executivos. Os escândalos promovidos por fraudes financeiras e contábeis no ano de 2001 pela gigante Enron Corporation, companhia de energia localizada em Houston, Texas, levou o governo estadunidense a criar uma lei em 2002 com o objetivo de criar normas, regras e mecanismos de auditoria e segurança para organizações corporativas.

Esta lei ficou conhecida como Lei Sarbanes Oxley, em homenagem ao Senador Paul Sarbanes. No Brasil surgiu no ano de 1999 com a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O IBGC entende Governança Corporativa como um sistema ou conjunto de premissas, normas e regras que direcionam as organizações às boas práticas de gestão, garantindo a qualidade das decisões executivas nas empresas através da criação de mecanismos de controle pelas auditorias internas e externas.

A GC está fundamentada em quatro princípios éticos e técnicos: transparência (disclousure), prestação de conta (accountability), equidade (fairness) e responsabilidade social, além do respeito ao cumprimento das leis (complance). Ainda, segundo o IBGC o princípio da Transparência oferece aos seus acionistas minoritários, majoritários e preferencialistas, como também aos investidores de mercado, além dos demais stakeholders, facilidade de acessos rápidos às informações, fatos e decisões, tanto no campo administrativo como no jurídico, que seja do interesse do acionista, e não somente aquelas impostas por lei.

Em relação ao princípio da prestação de conta, os agentes responsáveis pela GC têm a obrigação de tornar claro todas as suas ações de modo conciso, compreensível e tempestivo das decisões. O princípio da Equidade estabelece que as empresas respeitem os direitos e deveres dos seus stakeholders e ofereçam um tratamento com justiça e isonomia para todos os seus sócios. O princípio da responsabilidade social institui que os agentes da GC zelem pela estabilidade econômica financeira das organizações, reduzam ao máximo as externalidades negativas e aumentem as positivas, além de valorizarem o negócio e seus diversos capitais, humano, financeiro, manufaturado, intelectuais, social e ambiental.

A adoção das boas práticas implementadas pela GC produz benefícios importantes para as organizações, oferecendo segurança para os seus acionistas e demais stakeholders, destacando-se a profissionalização das decisões estratégicas; a dificuldade de fraudes por partes da diretoria executiva; maior transparência da gestão; valor agregado à empresa, melhorando sua imagem institucional encorajando novos investidores, e com isso garantindo a sua perenidade; melhora o controle e a fiscalização dos processos desenvolvidos pelas auditorias internas e externas; estabelece segurança para os direitos dos sócios minoritários em relação aos majoritários e o aumento da vantagem competitiva no mercado de ações como condição sine qua non de sobrevivência, manutenção e crescimento das empresas em uma economia globalizada.

O leitor que queira se aprofundar neste tema poderá acessar o site do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, citado no site da Faculdade Ateneu http://www.fate.edu.br/ .

*Especialista em Administração de Negócio pelo Instituto de pós-graduação da Faculdade Ateneu, Doutor em Ciência da Educação pela Universidade UDELMAR do Chile, Professor da Disciplina Estratégia Empresarial, Tópicos Especiais em Administração e Economia de Empresa da Faculdade Ateneu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.