quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cia Comedores de Abacaxi em temporada “Quatro Passos” no Teatro Dragão do Mar

Neste próximo final de semana, a companhia de Teatro Comedores de Abacaxi S/A estreia o espetáculo “Quatro Passos”, uma releitura da obra Calígula, do dramaturgo e escritor Albert Camus. A peça fica em cartaz aos sábados e domingos do mês de maio, no Teatro do Dragão do Mar, sempre às 20h.

Numa linguagem que se desenvolve entre o lírico, o poético e o cotidiano, a companhia de Teatro Comedores de Abacaxi S/A traz a público sua quarta montagem, o espetáculo traz Quatro Passos, uma proposta de apresentar o corpo para o centro do debate, revelando seus desejos, suas fragilidades, suas sensações.
Segundo o ator e diretor Aristides de Oliveira, um homem encontra uma mulher em um lugar distante de tudo, algo parecido com uma praça devastada e a convida para seguir. Ela se recusa a acompanhá-lo até a casa deles. Depois de uma conversa revelando, ou melhor, sugerindo uma intimidade entre eles, ela quase se deixa levar. Quando ela está quase se deixando seduzir, um segundo homem aparece e repete todo o processo com o desconhecido, e assim os conflitos se multiplicam até culminar com a chegada de outra mulher para repetir o processo de tentativa de regresso do segundo homem para uma suposta casa dos dois.
“Assim, o que parecia um encontro casual entre marido e mulher nos revela um labirinto de sonhos, desejos e contradições”, diz Aristides.

Comedores de Abacaxi S/A
Comedores de Abacaxi S/A é formada por cinco artistas oriundos da primeira turma de teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 2010. Com uma trajetória de três anos, na montagem de seu quarto espetáculo, os Comedores de Abacaxi S/A se reuniram em 2014 impulsionados pela obra Calígula, de Albert Camus.

A pesquisa trouxe à tona questões existenciais presentes no texto, mas com uma perspectiva de dramaturgia desenvolvida dentro do coletivo.
Em 2014, com um primeiro encontro para a leitura do texto Calígula de Albert Camus e a partir dessas leituras, surgiu o desejo de pesquisar e aprofundar o olhar sobre o existencialismo proposto na obra e trazê-la à cena.  O grupo tem interesse em trabalhar com o cruzamento de linguagens, tais como, teatro e audiovisual, dança, literatura. “Essas linguagens sempre se cruzam em nossas propostas artísticas”, completa Aristides.

Atuam juntos desde então e tem no curriculum os espetáculos
Caligulas 2015
Entra na Roda – infanto juvenil 2015
Restos Cavam Janelas 2017
Em fase de produção A galinha do Papo de Pérolas- infanto juvenil com estréia marcada para outubro.

Serviço
Espetáculo “Quatro Passos” – Cia de Teatro Comedores de Abacaxi
Local: Teatro Dragão do Mar
Horário: 20h
Ingresso: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Ficha técnica
Texto direção, concepção visual- Aristides de Oliveira
Assistência de direção – Débora Ingrid
Elenco: João Fontenele, Tayana Tavares, Marcos Paulo, Nádia Fabrício
Maquiagem Rodrigo Ferreira
Desenho de luz/ operação: Jéssica Teixeira
Imagens: Diego Souza
Designer: Gráfico Diego Landin
Videos: Pedro Henrique
Produção: Comedores de Abacaxi S/A e Catástrofe produções
Realização: Comedores de Abacaxi S/A

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.