Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

Dona Zefinha Volante chega a Itapipoca, cidade sede do grupo


A programação em Itapipoca tem o patrocínio das empresas DASS, Grande Moinho Cearense e Rubberloss e realização da Casa de Teatro Dona Zefinha

Desde março o grupo Dona Zefinha está na estrada com espetáculos e conduzindo atividades formativas, comemorando seus 25 anos de carreira. É o projeto Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”, que depois de passar por Sousa, na Paraíba, e por Juazeiro do Norte, Jaguaribe e Fortaleza, no Ceará, chega aItapipoca, cidade sede da trupe, com espetáculos e ação formativa de 11 a 13 de maio. Toda a programação é gratuita e tem o patrocínio das empresas DASS, Grande Moinho Cearense e Rubberloss.

Em Itapipoca o grupo apresenta no dia 11 (sexta-feira) o espetáculo “Ch@furdo”, no dia 12 (sábado) encena “O casamento de Tabarim” e encerra a programação no dia 13 (domingo) com “O circo sem teto da lona furada dos Bufões”. Como ação formativa, na sexta-feira o grupo realiza a Vivência Cenomusical, com duas horas de duração, onde compartilha a pesquisa que vem desenvolvendo para a montagem de seus espetáculos. A atividade é destinada a profissionais da cultura (educadores/professores e estudantes) com participação mediante inscrição.

ESPETÁCULOS - SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

“CH@FURDO” (2013) - Em “Ch@furdo” três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.
Classificação: LIVRE. Música Excêntrica/comicidade: 60min. Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

“O CASAMENTO DE TABARIM” (2003) - Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico, vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas. O destino cruel faz Tabarim se apaixonar por Angélica e para escapar das garras do velho e conseguir a mão da moça em casamento, aceita enfrentar Méfisto.
Classificação Indicativa: 12 anos. Comédia Teatral: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Joélia Braga, Ângelo Márcio e Paulo Orlando. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

“O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES” (2012) - O espetáculo “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!
Classificação Indicativa: LIVRE. Musical Infantil: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga e Samuel Furtado. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

O PROJETO

Esta é a quarta edição do “Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”, um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. A programação em Itapipoca tem o patrocínio das empresas DASS, Grande Moinho Cearense e Rubberloss.

Próximo projeto: “Circula Interior - Programação Cultural Volante”

Ainda este ano, como parte das comemorações dos 25 anos, o grupo Dona Zefinha realiza circulação por meio do edital Cultura Infância 2017 da Secretaria da Cultura do Ceará. É o projeto “Circula Interior – Programação Cultural Volante”, que vai passar por cinco cidades do Ceará - Tejuçuoca, Pentecostes, Umirim, Santana do Acaraú e Morrinhos – levando dois espetáculos cenomusicais infanto-juvenis do grupo, “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” e “Ch@furdo”, e duas ações formativas, as palestras “Cenomusical - O teatro e a música no processo de hibridação” e “Palhaçaria nossa de cada dia”.

SERVIÇO
“Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” – De 11 a 13 de maio em Itapipoca. Dia 11, às 13h, ação formativa “Vivência Cenomusical” na Escola de Ensino Básico Dr. Péricles Fernandes Teixeira (Rua Caio Prado, 3064, Nova Aldeota). EspetáculosDia 11, às 19h30, “Ch@furdo”, na Praça do Cristo Redentor (Violete); Dia 12, às 19h, “O Casamento de Tabarim”, no Largo de São Sebastião; Dia 13, às 17h, “O circo sem teto da lona furada dos bufões”, no Clube Social Imperatriz (Av. Anastácio Braga, 523, Centro). Acesso livre e gratuito. Informações: (88) 98870-0007.


PROGRAMAÇÃO EM ITAPIPOCA (CE)

11 de maio | Sexta-Feira
13h - Vivência Cenomusical. Local: Escola de Ensino Básico Dr. Péricles Fernandes Teixeira (Rua Caio Prado, 3064, Nova Aldeota)19h30 - Espetáculo Ch@furdo. Local: Praça do Cristo Redentor (Violete)
12 de maio | Sábado
19h - Espetáculo O casamento de Tabarim. Local: Largo de São Sebastião
13 de maio | Domingo
17h - Espetáculo O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões. Local: Clube Social Imperatriz (Av. Anastácio Braga, 523, Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.