Pint Of Science discute Física e Biodiversidade nesta terça (15)




O físico José Soares de Andrade Júnior abrirá o ciclo de falas do segundo dia do Pint Of Science, dia 15 de maio, a partir de 19h, no Brava Boteco. Na palestra, serão apresentados conceitos e exemplos de sistemas complexos naturais e artificiais, com ênfase na utilização de propriedades alométricas, modelos computacionais e redes complexas para a descrição de estatísticas anômalas, da resiliência e de comportamentos emergentes em sistemas sociais, eleições, neurociência e processos cognitivos.
O outro tema, apresentado pelo químico Guilherme Julião Zocolo, será a valorização da biodiversidade por meio da pesquisa em química de produtos naturais. O pesquisador vai contextualizar a enorme riqueza natural do Brasil, sua competência em bioenergia, aptidões agrícolas e biotecnologia no caminho para o protagonismo na bioeconomia mundial.
Não há necessidade de inscrição prévia para as palestras e o participante pagará apenas pelo que consumir nos espaços. A programação segue até 16 de maio, no Boozer's Pub.

Palestrantes
José Soares de Andrade Júnior é professor Titular do Departamento de Física da UFC (Pós-graduação nível 7 na CAPES) e Bolsista PQ do CNPq Nível 1A. Trabalha nas áreas de Sistemas Complexos, Física Estatística e Computacional atuando nos temas: redes complexas, fractais, fenômenos críticos, transporte em sistemas desordenados, dinâmica de fluidos, difusão e escoamento em meios porosos, e ciência das cidades.

Guilherme Julião Zocolo é pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza (CE), atua em temas relacionados à Química de Produtos Naturais. Possui graduação em Química (Bacharel e Licenciado) pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Química na área de Produtos Naturais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e doutorado em Química Analítica pela UNESP com estágio no Instituto de Química de Alimentos da Universidade de Münster - Alemanha trabalhando com Espectrometria de Massas.

Pint of Science
Realizado pela primeira vez em Fortaleza, o Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica, quando pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. O evento é realizado pela Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de Fortaleza – Unifor.
A proposta dos bate-papos, que segue até 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.