quarta-feira, 6 de junho de 2018

3ª edição do Festival Vida&Arte reúne experiências múltiplas e transversais




A terceira edição do Festival Vida&Arte (FVA) - um dos maiores eventos culturais do País  - vai proporcionar ao público experiências múltiplas e transversais. São mais de 500 atrações, nas mais diversas linguagens, apresentadas entre os dias 21 e 24 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Neste ano, o FVA celebra as nove décadas de fundação do O POVO, mais antigo jornal em circulação do Estado.

A multiculturalidade é a principal característica da programação: o Festival recebe expressões locais, nacionais e internacionais nas áreas de cultura popular, literatura, jornalismo, artes visuais, fotografia, espiritualidade, educação, música, cultura pop, tecnologia, moda, circo, humor, teatro e dança, além de contar com programações infantil e gastronômica. Serão 23 palcos, 15 auditórios utilizados simultaneamente e cinco grandes espaços para shows e espetáculos distribuídos em mais de 37 mil m².

Ao adquirir o ingresso o público poderá usufruir de toda a programação e não será permitida a “reentrada”. Todos os espaços são sujeito à lotação. Além de convidados como Elza Soares, Milton Nascimento, Sri Prem Baba, Arnaldo Antunes, Letícia Sabatella, José Eduardo Agualusa, IZA e Eduardo Spohr, o Festival transborda arte e cultura de forma transversal. Nomes locais têm lugar de destaque no evento: Socorro Acioli, Daniel Bandão, Marília Lovatel, Marcelino Câmara, Juliana Diniz, Padre Domingos, Luxo da Aldeia e Edisca são alguns dos confirmados. 

Entre salas e corredores do Festival, o público vai encontrar saraus literários, programações circenses, lançamentos de obras, entrevistas, debates, discussões sobre jornalismo, vivências holísticas, shows musicais, forró, peças teatrais, espetáculos infantis, cultura popular, universo geek e outras opções. Serão 48 horas de festa e mais de 500 atrações. O público vai poder compartilhar sua experiência por meio das redes sociais, usando #FVA2018

Homenagens - Os espaços e palcos homenageiam personalidades cearenses: Rachel de Queiroz, Belchior, Rosiane Limaverde, Luciano Carneiro, Ivens Dias Branco, Bárbara de Alencar, Lúcia Dummar, Bezerra de Menezes, Alberto Porfírio, Sérvulo Esmeraldo, Demócrito Dummar, Clóvis Rolim, Aldemir Martins, Leonilson, Bárbara de Alencar, Palhaço Trepinha, J. Cabral, Humberto Teixeira, Ruth Marinho, Nice Firmeza, mestre Noza, Ricardo Reis, Moreira Campos, Augusto Pontes e Patativa do Assaré. 

Números do FVA – 23 palcos, 15 auditórios, 48 horas de programação ininterruptas, 537 atrações, a estimativa de público é de 120 mil pessoas, mais de 37 mil m² de espaço ocupado, cerca de 3.500 pessoas trabalhando, visita e programação exclusiva para 5.600 estudantes de escolas públicas.  
Economia Criativa – o espaço Ruth Marinho será dedicado a empreendedores, que terão oportunidade de expor e comercializar suas criações. 

SERVIÇO
Festival Vida&Arte (#FVA2018)
Data: 21 a 24 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) - válido para toda a programação do dia no evento (os espaços estão sujeitos à lotação)
Ingressos à venda no site: www.festivalvidaearte.com.br, na portaria do O POVO (Av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora) e lojas JEF do RioMar Fortaleza e Iguatemi. 
Programação completa: www.festivalvidaearte.com.br (sujeita a alterações)

VIVER
 TÉRREO - A transversalidade das atrações é o destaque deste espaço. A programação contempla shows musicais, dança, peças de teatro, performance, quadrilhas juninas, desfiles e outras manifestações artísticas. 
MÚSICA - Os palcos se espalham por vários ambientes para receber da cearensidade do carnavalesco Bloco Luxo da Aldeia à batida do projeto carioca Afro Lata. O repertório passeia por ritmos como MPB, pop, frevo, brega, entre muitos outros.
TEATRO E DANÇA - Companhias locais como a Edisca, que apresentará o espetáculo Religare, e as angústias humanas retratadas em Alma Imoral, de Clarice Niskier, ganham espaço na programação que reúne também teatro de objetos e dança circular.

SABER
MEZANINO 1 - A produção de saberes e conhecimentos diversificados e inclusivos é o que guia a programação desse espaço. Palestras, lançamentos literários, debates sobre jornalismo, mesas, entrevistas abertas e oficinas para pensar as artes do fazer.
CULTURA NERD - O universo geek ocupa o Festival Vida&Arte com oficinas, debates e trocas de experiências com os mestres no assunto. Uma das presenças mais aguardadas é a dos criadores do site de entretenimento Omelete.
LITERATURA - Estão programadas dezenas de lançamentos de livros, além da presença de autores nacionais e internacionais. A cultura popular ganha destaque com o folclorista Oswald Barroso.
FLORESCER
MEZANINO 2 - A espiritualidade ganha força no terceiro espaço do Festival Vida&Arte. A ideia é proporcionar uma vivência holística aos participantes, harmonizando corpos e mentes em atividades de autocuidado e práticas espirituais.
AUTOCONHECIMENTO - As vivências espirituais completam a programação do FVA. São diversos espaços de diálogos e práticas, como meditação, aconselhamento, constelação familiar e outras ações que estimulam a percepção de si e do mundo.
PREM BABA - Além dos terapeutas holísticos Homa e Mukto e outros convidados, o Festival Vida&Arte recebe o líder espiritual Sri Prem Baba para uma aula coletiva de yoga na abertura do evento, às 18 horas, no Palco Belchior.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.