Pular para o conteúdo principal

Ceará dá início à transformação digital no Ministério Público


A exemplo do movimento de modernização tecnológica em todo o mundo, o Ministério Público do Ceará marca nesta terça-feira (19) uma nova fase de suas atividades. Durante visita de uma comitiva da instituição à sede da Softplan, em Florianópolis (SC), o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, assinou contrato para a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no MP. O SAJ faz a gestão de processos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público. 

No encontro, os representantes do MPCE conheceram a sede, as instalações, a infraestrutura para o desenvolvimento do sistema e os times responsáveis pela performance do SAJ. Os primeiros passos da transformação digital no Ministério Público do Ceará já estão definidos com o cronograma de ações. Os trabalhos iniciam imediatamente com a configuração da infraestrutura do MP e com o levantamento de dados. O planejamento é que o SAJ esteja em todas as promotorias e procuradorias de Justiça até dezembro de 2019.     

“O SAJMP fará um recorte na história do MPCE. O Ministério Público existe para ajudar a sociedade e precisamos de agilidade na distribuição de Justiça. Até então, usávamos sistemas ultrapassados que impediam uma prestação de serviços mais assertiva. Certamente, a adoção do processo digital com o auxílio de um sistema robusto é fundamental para que tenhamos uma mudança de cultura e uma qualidade maior em nossas atividades”, argumenta o procurador-geral do MPCE.

Transformação digital no Ministério Público

Nos últimos meses, a gestão da instituição vem pesquisando no mercado as melhores soluções tecnológicas. “Os exemplos dos MPs de outros estados que usam o SAJ e que apresentam ganhos significativos foram essenciais para que tivéssemos segurança total na decisão de implantar o sistema”, ressalta Dilthey Pontes Forte, secretário de TI do MPCE.

Forte e Rios reforçam que a mudança de cultura no Ministério Público do Ceará será construída com todos os membros e servidores. “É preciso que tenhamos consciência da importância da informatização e da colaboração de todos para o sucesso do projeto”, destaca o secretário de TI.

Todo o projeto terá o acompanhamento das equipes multidisciplinares da Softplan. “Nossos especialistas vão garantir que os servidores sejam ouvidos e que o SAJ performe da melhor maneira para entregar resultados muito positivos ao MPCE”, garante Ilson Stabile, diretor-executivo da Unidade de Justiça da Softplan.

“Tenho certeza que este compromisso durará por muito tempo e sabemos que esta transformação digital no Ministério Público trará mais transparência e excelência às nossas ações”, finaliza o procurador-geral de Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…