segunda-feira, 4 de junho de 2018

Dica do Blog - Exposição em Fortaleza discute assédio contra mulheres


Remissão fica em cartaz de 5/6 a 20/7, no Espaço Cultural dos Correios

Como resistir e encontrar espaços de existência, como mulher, hoje? Essa é a pergunta que norteia a exposição Remissão, de Marília Oliveira, Natália Coehl e Nataly Rocha. A mostra reúne os processos criativos das artistas cearenses em torno do corpo feminino: das opressões, da resistência e da política, que através de reverberações poéticas da fotografia, do vídeo, da performance e da instalação de objetos constrói uma narrativa fragmentada e não-linear. A estreia será nessa terça-feira (5), no Espaço Cultural Correios Fortaleza, no Centro. 

A costura que delineia o conceito das obras é a discussão acerca do ser mulher nestes tempos (em Fortaleza e, mais amplamente, nas outras tantas cidades brasileiras em que o assédio e as demais formas de violência contra este grupo social se efetivam), reverberando as opressões cotidianas e as tentativas de resistência. Como símbolo e como elemento comum, elege a pedra: seu peso, sua dureza afinados à ideia do patriarcado como motor de opressão ao corpo feminino. 

Fomentado por três mulheres artistas de distintas linguagens, o trabalho se desenvolve a partir de pesquisas já em andamento – considerando que as artistas envolvidas já têm o feminino como ideia central nas suas proposições poéticas – e integra esses estudos em uma exposição que associa materialidades diferentes que dialogam com a amplitude do peso (do patriarcado e da pedra), das possibilidades de subversão e sobrevivência. Corpos femininos em cooperação criativa que incitam fissuras no concreto. 

Espaço Cultural Correios 
O Espaço Cultural Correios Fortaleza situa-se no tradicional edifício-sede da estatal, no Centro. Com área de 100 m² e ambiente climatizado, o equipamento é opção de lazer e cultura gratuitos ao público que frequenta essa região de comércio pulsante e concentradora de pontos históricos da capital.

Serviço
Remissão
Período: 05/06/2018 a 20/07/2018 (estreia 5 de junho, às 16h)
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (rua Senador Alencar, 38 – Centro)
Visitação: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Entrada Gratuita
Contatos: (85) 3255-7170.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.