quinta-feira, 14 de junho de 2018

Exposição “Casa do Jornalista” será marcada por exibição e debate sobre filme “The Post” no próximo dia 21


A exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (EUA, 2017), do diretor Steven Spielberg, no próximo dia 21 de junho, será um dos pontos altos da exposição “Casa do Jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, promovida pela Associação Cearense de Imprensa (ACI) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). O evento terá início às 13h30min, com a exibição do filme, no auditório do CCBNB, seguida de debate com o jornalista José Augusto Lopes e o professor universitário Márcio Acselrad, tendo na mediação o presidente da ACI, Salomão de Castro. A atividade gratuita será seguida de visita à exposição “Casa do Jornalista”.

No filme, Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do jornal The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico.

Quando o concorrente New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação, de forma a defender a liberdade de imprensa.

Sobre a exposição
A exposição “Casa do jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, com visitações gratuita, e prossegue até  o próximo dia 30 de junho, das terças-feiras aos sábados, entre as 10 horas e as 19 horas.

Com curadoria do jornalista e historiador Nilton Melo Almeida e da crítica de arte Jacqueline Medeiros, a exposição mostra extratos do acervo da ACI, fazendo conexões com fases da história da imprensa cearense e brasileira e com outros acervos e arquivos particulares. A exposição também visa dar relevância à trajetória de 92 anos de uma das mais antigas e respeitadas instituições do Ceará.

A mostra será composta, por exemplo, por objetos, fotografias e fichas de filiação à nstituição, como elementos iconográficos que apresentam redatores, repórteres, editores, locutores, colaboradores, linotipistas, revisores, impressores, gazeteiros, locutores e fotógrafos, que trabalharam ou ainda exercem atividade na imprensa cearense. Há registros de simples trabalhadores assalariados a intelectuais, religiosos, jornalistas de renome na cidade e a personalidades do mundo oficial.

Serviço: “The Post – A Guerra Secreta” (The Post, EUA, 2017). Direção: Steven Spielberg. Exibição no dia 21/06, às 13h30min, seguida de debate. Atividade integra a exposição “Casa do Jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, promovida pela Associação Cearense de Imprensa (ACI) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza), localizado na rua Conde D´Eu, 560, no Centro.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.